Este é um texto que eu publiquei em outro blog logo após a morte de Eloá Cristina Pimentel, estudante seqüestrada e morta pelo namorado em outubro de 2008, ao final de um cativeiro de 100 horas de duração em que a PM paulista cometeu uma série impressionante de erros. Embora o caso Eloá já não seja notícia, resgatei este texto na seção memória porque o raciocínio desenvolvido à época permanece válido. 

Vocês viram o que está sendo dito pelos detratores dos Direitos Humanos pela internet?

“Eloá morreu por culpa dos Direitos Humanos.”

Espantalho, para quem não conhece a classificação das falácias, é um tipo de argumento falso. Consiste em você inventar uma versão caricatural dos argumentos alheios e culpar os outros não pelo que eles realmente pensam, mas pelo que você diz que eles pensam.

A maioria das críticas contra os Direitos Humanos e contra os defensores dos Direitos Humanos consiste de espantalhos. Pior ainda: a maioria consiste dos mesmos espantalhos.

O Estado brasileiro é incompetente e corrupto. Não oferece aos cidadãos nem sequer o mínimo: educação universal de qualidade, atendimento universal de qualidade à saúde, acesso ao emprego ou a programas de geração de renda, uma política habitacional decente, segurança pública minimamente razoável.

A Justiça brasileira é uma vergonha. Manda prender uma mãe que rouba um pote de margarina por dois anos enquanto o Juiz Lalau desvia milhões e recebe aposentadoria e direito à prisão domiciliar. O sistema prisional escontra-se superlotado enquanto milhares de detentos que já cumpriram suas penas permanecem presos por puro descaso. Teve juiz dizendo que R$ 18.000,00 mensais era um salário “aviltante” para a categoria, enquanto 30% da população brasileira vive com menos de meio salário mínimo mensal per capita.

As ONGs pró-DH identificam estas falhas do Estado e cobram soluções. Cobramos que o Estado deixe de ser ineficiente e corrupto. Cobramos que cumpra a lei e atue com decência, celeridade e transparência. Mas o que dizem os detratores dos DH? Que “DH só serve para defender bandido”. E essa idéia vai se cristalizando na cabeça dos desavisados que obtém informações de programas sensacionalistas ou de “ouvir dizer” sem o menor empenho de fazer uma pesquisa de cinco minutos para saber do que está falando.

A incompetência da PM de SP volta a nos colocar na posição do Espantalho. Somos os culpados pelas falhas da operação, não o comandante que devolveu uma adolescente para as mãos do seqüestrador e inventou um tiro para invadir o cativeiro de modo desastrado. A desculpa dele é que, se tivesse dado um tiro no seqüestrador, teria sido criticado.

Pára tudo! A PM de SP negocia de modo infrutífero por cem horas, assiste o sujeito bater nos reféns, consegue libertar uma refém, devolve a refém para o seqüestrador, ouve o seqüestrador dizer que vai matar a refém porque não tem mais nada a perder na vida, vê o seqüestrador atirar em policiais e na população, ouve o seqüestrador mandar invadir o apartamento para acabar logo com isso e logo em seguida faz exatamente o que seqüestrador disse pra fazer, obtendo uma refém morta e uma ferida… e querem dizer que a culpa de tudo isso não é a incompetência da PM e sim as críticas dos defensores dos Direitos Humanos? É isso mesmo?

Um brasileiro, instrutor da SWAT há nove anos, declarou no Fantástico de 19/10/2008 que tem vergonha de ser brasileiro e saber que a polícia brasileira agiu como agiu. Ele treinou o exército estadunidense para uma guerra. Ele deixou claro que a PM de SP agiu de modo desastrado e tecnicamente falho. Como então tem gente criticando os Direitos Humanos?

Somos o espantalho da incompetência e corrupção alheias. O Estado é incompetente? Culpem os Direitos Humanos. O Estado é corrupto? Culpem os Direitos Humanos. E lá vamos nós timidamente sorrir amarelo e explicar que não é assim, que defendemos isso e aquilo, enquanto somos abertamente esculhambados por repórteres sensacionalistas, por ideólogos da truculência, por políticos corruptos e por agentes do Estado incompetentes ou também corruptos.

“Quem poupa o lobo sacrifica as ovelhas”, dizem os arautos da pena de morte, do julgamento sumário, da truculência policial, do regime de medo e da supressão dos Direitos Humanos. De fato, os lobos estão à solta. Mas os lobos hoje se apresentam em duas roupagens clássicas: a de lobo e a de cordeiro.

Lobos em pele de lobo são facilmente identificáveis: são os assassinos, assaltantes, estupradores, pit-boys, traficantes e outros que não escondem a que vêm.

Lobos em pele de cordeiro são duplamente canalhas: são os repórteres sensacionalistas que manipulam a opinião pública contra os Direitos Humanos, são os políticos corruptos que mantém o país atolado na imundície porque assim lhes é mais lucrativo, são os policiais corruptos que se escondem atrás da carteira funcional para formar milícias com armamento do Estado e extorquir o tráfico e os cidadãos honestos, são os juízes que libertam vagabundos milionários presos pela Polícia Federal, são os mal intencionados que repetem clichês mentirosos de detratação aos Direitos Humanos culpando pelas mazelas do Estado quem procura fazer o sistema funcionar corretamente.

Nós defensores dos Direitos Humanos precisamos reagir a esta campanha monstruosa que a mídia sensacionalista e os arautos da truculência movem contra nossa causa. Se os nossos inimigos são a incompetência e a corrupção do Estado, que não cumpre suas funções e ignora a lei e os tratados, como esperar ajuda do Estado incompetente e corrupto que criticamos? Faz sentido isso? Ou faz sentido a denúncia, o processo, o enfrentamento para obter a exoneração dos maus agentes e a inelegibilidade dos políticos corruptos?

Para afirmar os Direitos Humanos não é suficiente conseguir vitórias isoladas para este público ou aquele, é preciso ir à raiz de todas as violações: a ineficiência e a corrupção de agentes do Estado e de políticos. Temos que deixar de ser as ovelhas que pedem para os lobos virar vegetarianos. Precisamos nos tornar os predadores dos lobos em pele de cordeiro.

7 thoughts on “Direitos Humanos, espantalhos, lobos e ovelhas

  1. Roberto Tramarim

    29/06/2009 — 16:45

    Vou repetir o que ja escrevi antes sobre “quem poupa o lobo condena a ovelha”:

    A frase acima, dita por alguém da espécie(humana) que mais mata animais de outras espécies no planeta(incluindo o lobo e a própria ovelha) merecia o Troféu Peroba do 3° milênio!

    E parabéns pelo blog Arthur

  2. idivaldo soares coelho

    03/08/2010 — 11:25

    Ola bom dia, sou contra direitos humanos isto e uma praga do DIABO que foi criada no nosso pais, que infelismente nao tras benefiçio algum, so malefiçio,
    a sossiedade de modo geral. Porque atrapalha a açao de poliçiais que queira trabalhar com mais rigor, e ainda existe tamben a LEI DO ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESSENTES, que eu concordaria que deveria existir so a LEI DO ESTATUTO DA CRIANÇA e esterminar com a lei dos adoleçentes, e por isto que estas pragas conheçé, os seus direitos e nao aconteçe nada e que nao vai ficar preso e eles aproveita e fazem o mal as pessoas, se pegar, vai para o centro de reeducaçao e outra baderna que eu nao acredito, eu me acho absolutamente que eles tem que ir e para cadeia e cumprir pena igual ao adulto e ser punido severamente, e a maior iade panal tem que ser aprovada SOS sendo a minima de 13 ano acima com exeçao nao pode assumir riscos de drijir veiculos e nem votar e etc…, apenas puniçao. ATENCIOSAMENTE GRATO

    1. Idivaldo, pelo teu discurso dá pra ver que tu não conheces nada sobre Direitos Humanos. Vou te indicar dois sites confiáveis para leitura a fim de que leias e te informes melhor, para depois poderes opinar com melhor conhecimento de causa:

      ONU Brasil: http://www.onu-brasil.org.br/

      DHnet: http://www.dhnet.org.br/

      Lê os documentos, lê a fudamentação teórica, acompanha os debates e as notícias por um tempo e verás que tuas fontes de informação te transmitiram uma idéia totalmente equivocada sobre o que são os Direitos Humanos.

  3. idivaldo soares coelho

    04/08/2010 — 10:07

    OLA SR: ARTUR BOM DIA, EU SOU A PESSOA QUE MANDEI A MINHA SUGESTAO,NO QUE SE REFERE DIREITOS HUMANOS, E O QUE LEVOU O FATO DE EU ME FAZER ESTE COMENTARIO AÇÍMA E DEVIDO MILHARES DE PESSOAS DE BENS NA MINHA CIDADE RECLAMAR CONTRA ESTA INSTITUIÇAO. AGORA EU ME ACHO QUE DIACORDO COM A CONSTITUIÇÁO, NOS TEMOS O DIREITO E A LIBERDADE DE ESPRESSAO, VOCE NAO ACHA? JA QUE VOCE ME DISSE: QUE EU NAO CONHEÇO NADA A RESPEITO!. E AGORA PARA FINALIZAR,O QUE VOCE ME FALA SOBRE AS MUDANÇAS DO CODIGO PENAL NO NOSSO PAIS URGENTE, EU SEI QUE VAI DAR MUITO TRABALHOS PARA ALGUMAS AUTORIDADES POLITICAS,PORQUE INFELISMENTE VAO EXISTIR MUITAS CONTRARIAS E A MINURIA A FAVOR QUE TEM O TEMOR DE DEUS. JA QUE O NOSSO PAIS SEMPRE DA AZAR NAS APROVAÇOES DE LEIS FAVORAVEIS AOS CIDADAOS DE BENS, E QUE AINDA PODE INCLUIR A MAIOR IDADE PENAL DE 13 ANOS PRINCIPALMENTE ADOLESCENTES, E AINDA EU ME ACHO MUITO ERRADO NAO SO EU, MAS MUITAS PESSOAS OUVIR ALGUMAS ALTORIDADES DO CONSELHO TUTELAR FALAR QUE OS MARMANJOS DE 17 ANOS SAO AS NOSSAS CRIANÇAS, QUE HOJE ESTA INSUPORTAVEL SENDO QUE EU JA PRESENSCIEI ASSALTOS A MAO ARMAS E AINDA ATE ESTUPRO POR ESTES MENORES E OS BANDIDOS TAMBEN ESTAO USANDO ESTES MENORES COMO LARANJAS, PORQUE OS MENORES SABE QUE NAO VAI SER PUNIDOS SEVERAMENTE,E AINDA ELES VAO ASSUMIR TODOS OS CRIMES E OS BANDIDOS VAO SAIR ILESOS E LOGO APOS OS MENORES SAO BENEFICIADOS POR ALGUMAS COISAS TAIS COMO DINHEIRO E OUTRAS. atenciosamente grato.

    1. Ô Idivaldo… dá uma olhadinha nos sites que eu indiquei acima, lê alguns dos artigos. Não adianta eu te explicar que os problemas que citaste são devidos à FALTA de Direitos Humanos e não ao EXCESSO deles se não leres primeiro um pouco para entender em que pontos a sociedade falha com as crianças e adolescentes que queres encarcerar.

  4. idivaldo soares coelho

    04/08/2010 — 23:19

    E REALMENTE MEU AMIGO, O QUE ESTA FALTANTO DE VERDADE SAO POLITICAS PUBLICAS NO NOSSO PAIS E A SOCIEDADE DE MODO GERAL TEM QUE SOFRER ETERNAMENTE, E NAO VAI ENTENDER ESTE MOTIVO. E E POR ISSO QUE O NOSSO PAIZ SE ENCONTRA EM COMA A MUITOS ANOS, E QUANDO O BRASIL COMEÇOU A MUDAR UM POUCO FOI NO ANO DE 1891 SENDO O ENTAO PRESIDENTE [FLORIANO PEIXOTO] E NUNCA TEREMOS A OPORTUNIDADE DE VERMOS UM BRASIL MELHOR. QUE SEJA IGUAL OS OUTROS PAISES TAIS COMO ESTADOS UNIDOS, ALEMANHA, CHINA, INGLATERRA E A RUSSIA E ESTES PAISES SAO DESENVOLVIDOS DE VERDADES EM POLITICAS PUBLICAS. E EU JA LI E TOMEI CONHECIMENTO DO SITES QUE VOCE MANDOU. MUITO OBRIGADO E QUE DEUS TE ABENÇOA NOS SEUS TRABALHOS COTIDIANO, TCHAL. ATENCIOSAMENTE GRATO.

    1. Viste, Idivaldo? O mundo fica melhor devido aos Direitos Humanos. O que nos falta é garantir a todos as liberdades e direitos estabelecidos nos diversos tratados internacionais e na legislação. Não é com repressão e com punição que tornaremos as pessoas e a sociedade melhores, é com respeito e solidariedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *