O Artigo 30 e o espírito da DUDH – Declaração Universal dos Direitos Humanos

Artigo 30 da DUDH: “Nenhuma disposição da presente Declaração pode ser interpretada como o reconhecimento a qualquer Estado, grupo ou pessoa, do direito de exercer qualquer atividade ou praticar qualquer ato destinado à destruição de quaisquer dos direitos e liberdades aqui estabelecidos.” Continue reading “O Artigo 30 e o espírito da DUDH – Declaração Universal dos Direitos Humanos”

Descobri qual foi o problema que causou o bloqueio dos comentários!

O pessoal da Hostnet desinstalou tudo, instalou de novo, recolocou o banco de dados, ficou tudo perfeito, igualzinho ao que era antes. Tão igualzinho que eu me dei conta que o problema poderia ser repetido. Terreno perfeito para uma pesquisa com a mais ortodoxa aplicação do método científico. Continue reading “Descobri qual foi o problema que causou o bloqueio dos comentários!”

“Soluções Radicais”: ou é pra resolver, ou não é pra resolver

Tomei uma decisão radical a respeito do bloqueio todas as caixas de comentários do blog exceto a do “Cantinho do Leitor”: para resolver o problema o quanto antes, solicitei à equipe de suporte da Hostnet, a empresa em que hospedo o Pensar Não Dói, para desinstalar completamente tudo que existe no endereço arthur.bio.br e preservar apenas os textos e comentários.  Continue reading ““Soluções Radicais”: ou é pra resolver, ou não é pra resolver”

Entenda meu “tom apocalíptico” sobre o aquecimento global e a desestabilização climática

Se o seu filho pequeno se soltar de sua mão e correr para o meio da rua, você vai dizer docemente “meu querido e amado filhinho, por favor volte para a segurança da calçada, porque sobre a pista de rolamento existe uma grande probabilidade de um veículo automotor inadvertidamente colidir contigo e provocar danos de relativa gravidade a fatais”? Ou você vai gritar “Fulano, olha o carro! Já pra cá!” a plenos pulmões? Se você entende que a suposta ponderação da primeira hipótese é perniciosa e que a segunda hipótese não é histérica e sim realista, então já pegou o espírito da coisa.

Terra passando mal Continue reading “Entenda meu “tom apocalíptico” sobre o aquecimento global e a desestabilização climática”

Dicas muito básicas para blogueiros muito novatos não criarem blogs muito ruins

Tem gente que gosta, tem gente que odeia, tem gente que não está nem aí para o que eu escrevo. Mas todo consegue ler o que eu escrevo, porque o Pensar Não Dói tem um estilo de letra, uma disposição de cores e uma estrutura de texto planejados para tornar o blog altamente legível. Esse não é o caso de muitos blogs que tenho encontrado por aí, então resolvi relembrar como tomei as primeiras decisões sobre a aparência do meu blog, quando eu ainda era totalmente novato, na esperança que isso seja útil para alguém. Continue reading “Dicas muito básicas para blogueiros muito novatos não criarem blogs muito ruins”

Facilitando citar fonte e autoria de textos na internet

Volta e meia eu descubro um texto meu citado em algum fórum ou em outro blog sem nenhuma indicação de fonte ou autoria. Pensei em incluir meu nome, a URL do Pensar Não Dói e a data ao final de cada texto. Assim, quem fizer cópias de boa fé não terá qualquer trabalho para fazer a citação correta de meus artigos e quem remover esta informação estará se entregando como ladrão de textos. O que você acha da idéia? Continue reading “Facilitando citar fonte e autoria de textos na internet”

A lição que o Movimento Ecológico teima em ignorar

As ações realizadas por indivíduos ou pequenos grupos só fazem diferença em escala local, elas não possuem sinergia suficiente para influenciar a escala global. Portanto, o Movimento Ecológico precisa eliminar as inúteis “campanhas de conscientização” e a postura de pedinte perante empresas e governos, arregaçar as mangas e construir alternativas econômicas e políticas competitivas que permitam realizar aquilo que está há quarenta anos pedindo inutilmente que os outros façam. Continue reading “A lição que o Movimento Ecológico teima em ignorar”