Odeio ter que usar Windows para navegar. Ô porcariazinha que vive travando, executando operações ilegais e fechando janelas, perdendo conteúdo de formulários, etc. No Linux eu não tenho nenhum desses problemas. Além disso, a visualização do Pensar Não Dói fica muito melhor em Linux do que em Windows. O problema é que eu não encontrei modem 3G compatível com Linux e fui obrigado a instalar um Windows contra minha vontade no meu notebook para poder navegar na internet.

Para quem conhece  Linux e só usa Linux há anos, voltar a usar Windows para navegar na internet é uma desgraça. Para que vocês tenham uma idéia, eu naveguei na internet com Linux durante pelo menos três anos sem sofrer um único travamento, sem jamais precisar reinstalar o sistema operacional e sem ser contaminado por um único vírus – e eu nunca tive um antivírus instalado.

Se levarmos em consideração que nesse período eu nunca tive que esperar o sistema operacional fazer uma atualização automática, não fui incomodado com constantes avisos de que “você pode ter sido vítima de pirataria” (hahahaha!) e não tive que me cadastrar em sites de antivírus para obter chaves de ativação com duração limitada, a idéia de voltar a usar Windows e enfrentar toda essa desgraceira é insuportável.

Navegar com Linux era uma delícia. Além de não ter que me preocupar com travamentos, se alguém me mandava um link, eu clicava sem medo. Desafio qualquer usuário de Windows a remover seus antivírus, entrar em todos os sites que eu entrei e clicar em qualquer link sem medo durante três anos sem jamais precisar reinstalar o sistema operacional.

Eu quero de volta aquela tranqüilidade. Eu quero navegar com Linux no meu notebook. Minha conexão tem que ser por modem 3G porque não existe outra alternativa no local onde eu moro: lá não tem telefonia fixa, não tem TV por cabo, não tem redes wi-fi, não tem nada. Mas tem uma antena da Claro bem ao lado, o que garante um sinal ótimo para o modem 3G. Logo…

Se você conhece um modem 3G compatível com Linux, por favor informe nos comentários deste artigo.

Arthur Golgo Lucas – arthur.bio.br – 18/02/2010

20 thoughts on “Alguém conhece um modem 3G compatível com Linux?

  1. Qual distribuição você usa Ubuntu, Debian, Fedora, Red Hat?

    1. Eu usava o Kurumin no desktop, ele é derivado da Debian.

      Meu notebook veio com uma marca-diabo que não consigo acessar desde que instalei o Windows (porque o Windows destrói o GRUB, gerenciador de boot). Não consigo lembrar o nome…

      Mas isso pouco importa, porque eu posso instalar qualquer uma. Sendo Linux e tendo um gerenciador de instalações como o Synaptic, que controla as dependências, já está ótimo.

      Estou pensando em migrar para o Big Linux, que é o mais próximo da filosofia do Kurumin, inclusive tendo sido recomendado pelo Morimoto, criador do Kurumin.

  2. Eu acho que importa sim, o Ubuntu (que também tem o Synaptic) tem mais desenvolvedores no Brasil.
    Inclusive encontrei um tutorial de um cara que conseguiu instalar o 3G, no ubuntu 8.04…
    caso não consiga fazer rodar no Kurumin, tenta instalar o ubuntu.
    http://welrbraga.eti.br/blog/?p=46
    https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-br/2008-April/037367.html
    Abraço!

    1. Pois olha, encontrei outro tutorial sobre o mesmo assunto… parece que o pessoal anda se esmerando na engenharia reversa. 🙂 Muito bom isso. 🙂 Vou ver o que consigo fazer. Muito obrigado pela dica, Marcus!

  3. O Brasil tem uma cultura pirata muito interessante!!

    1. Se os fabricantes dos dispositivos não dão suporte ao sistema operacional mais seguro e que mais cresce na atualidade, não vejo o menor problema de passar por cima deles, fazer engenharia reversa e disponibilizar os drivers que eles mesmos deveriam estar distribuindo. Inaceitável é obrigar o usuário a permanecer refém de um sistema operacional indesejado para poder usar os dispositivos de que tem necessidade.

  4. Meu papo não diz respeito às suas necessidades de internetar com gigas e este hérmético amontoado de palavrões ténicos. Falo de um torpedo que me remeteu à AGL no Orkut com uma referência a Dumas. Achei o primeiro e desachei-me no restante. Acredito que o mapa da mina deve ser mais explícita para que os não iniciados não se afoguem em orelhas e menus. Um abraço perdido 🙂 do Romacof.

  5. Errata: …palavrões técnicos… mais explícito.

  6. HUAHUAHUAHUA!!! Orkuteiro de primeira viagem é dose. 🙂

    Resolveremos por SMS. 😉

    1. SMS: Short Message Service – vulgarmente conhecidas como “torpedos”. 😉

  7. Bom dia fina flor da Inteligência!
    Cheguei até voce através do orkut!

    promotionarthur.bio.br
    Visite o blog, deixe sua opinião!
    “Meu amigo está de aniversário e pediu como presente que eu pedisse a meus amigos para visitar o blog dele. O blog se chama Pensar Não Dói, é multitemático e fica neste endereço:
    arthur.bio.br
    ® JUSTIÇA SEJA 1 friend promoted this:
    ♥Ch@ves♥
    cool, promote it!

    entao aqui registro o meu Parabéns a VOCÊ! e a mim e ao Chaves por termos a alegria de ter conhecido mais um ser inteligente neste planeta chamado Terra. Penso que até os meus 90 anos terei a alegria de chegar a encontrar uns 20 como nós!kkkk. Viva eu viva tudo viva o chico barrigudo!!!! Adorei voce!

    1. Puxa, eu não tinha visto essa resposta. 🙁 Obrigado pelos elogios, Francisca! E conto com tua visita novamente!

  8. Joao Coimbra

    19/04/2010 — 21:17

    Afinal você quer um modem 3g compatível com linux, não? Tem um Huawei E1556 que pela descricão do aceita várias versões linux (ubuntu, debian etc)
    Boa sorte.

    1. João, valeu pela visita e pela dica!

      Pô, essa é a marca do meu modem! 😮 Só que o modelo é E156B, não E1566. Será que estou comendo mosca e poderia estar navegando tranqüilo com um bom Linux?

  9. Esta página tem bastante material para te ajudar a configurar teu modem no Linux, veja:

    http://www.vivaolinux.com.br/

    1. Valeu a dica, vou olhar com cuidado após o feriadão.

  10. use o modem Huawei e173,conectar automaticamente.

    1. É o meu modem. 🙂 Mas não se instalou automaticamente e nem foi tão fácil de instalar, não…

  11. usa o modem ZTE MF100…utilizo ele no LINUX MINT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *