Como combater um troll sem se tornar um troll

O problema de não combater os trolls é que isso os deixa cada vez mais autoconfiantes e abusados, até que chega um momento em que a encheção é tanta que não nos resta alternativa senão combatê-los. É importante lembrar, entretanto, que o objetivo do troll é sempre desestabilizar as outras pessoas para sua própria satisfação, seja por divertimento, auto-afirmação ou simples mesquinharia. Quem perde o auto-controle acaba tendo atitudes que o fazem perder também a razão e passar de vítima a vilão na avaliação dos outros. É importante aprender a não cair nesta armadilha. Continue reading “Como combater um troll sem se tornar um troll”

Astrologia: isso non ecziste

A idéia de que a posição de algumas estrelas no céu no momento do nascimento influencie a personalidade das pessoas é tão ridícula, tão absurda, tão estapafúrdia, que eu não consigo entender como é que alguém pode levar a sério algo assim – e tem muita gente que leva tão a sério que toma decisões importantes baseadas no mapa astral, desde investir ou não em um relacionamento amoroso até contratar ou não um funcionário. Continue reading “Astrologia: isso non ecziste”

Por que “Guerra ao Terror” venceu “Avatar” na disputa pelo Oscar 2010

Em geral eu não leio crítica de cinema, porque em 90% dos casos ela não me serve para nada. Nos 10% restantes eu me arrebento de rir com as tentativas de explicações psicológicas, sociológicas e besteirológicas sobre os filmes. É o caso das explicações que li no dia seguinte à premiação do Oscar 2010. Continue reading “Por que “Guerra ao Terror” venceu “Avatar” na disputa pelo Oscar 2010″

Trolls da vida real: quando a vida imita a internet

O termo “troll” com o significado de “uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão, provocar e enfurecer as pessoas” (Wikipédia),  foi cunhado na internet, mas o fenômeno que ele descreve é facilmente observado em qualquer ambiente, virtual ou presencial, em que se debatam idéias. O que as pessoas em geral não percebem é que os mesmos remédios válidos para combater a trollagem em ambientes virtuais são também necessários em ambientes presenciais. Continue reading “Trolls da vida real: quando a vida imita a internet”

Terremoto no Chile… e o tsunami no Havaí virou marolinha

Quando aconteceu o terremoto no Chile, com magnitude 8.8 na Escala Richter, as cinco primeiras coisas em que eu pensei foram: (1) quanta gente terá morrido? (2) quantas pessoas estarão soterradas vivas? (3) será que o Lula vai marcar uma reunião para a semana que vem, para começar a discutir o que fazer? (4) será que a ONU vai votar uma moção em duas semanas ou vai ficar dois meses discutindo quem deve chefiar uma missão humanitária? (5) será que vai haver um tsunami devido a este sismo? Continue reading “Terremoto no Chile… e o tsunami no Havaí virou marolinha”