A legislação brasileira sobre drogas é inconstitucional e viola direitos fundamentais

O texto abaixo é a reprodução de um artigo de uma juíza de direito aposentada, Maria Lúcia Karam. Apesar de eu ter descoberto sua existência hoje, o artigo dela é praticamente um resumo muito bem condensado de tudo que eu digo sobre drogas e política sobre drogas há anos. Recomendo fortemente a leitura e a utilização deste texto para respaldar tecnicamente o discurso e as atividades dos cidadãos conscientes que defendem a legalização das drogas. Continue reading “A legislação brasileira sobre drogas é inconstitucional e viola direitos fundamentais”

Você sabe mentir distorcendo a lógica?

Desde minha infância eu sempre fiquei pasmo com a possibilidade de mentir usando a lógica. Afinal, falácias e sofismas são facilmente detectados justamente por trazerem tatuados na testa o aviso “estou mentindo”, certo? Errado. O Homo sapiens tem grande potencial intelectual, mas cai em armadilhas argumentativas dignas de fazer corar um Pongo pygmaeusContinue reading “Você sabe mentir distorcendo a lógica?”

Você sabe mentir distorcendo estatísticas?

Um antigo e sábio ditado diz: “existem as pequenas mentiras… existem as grandes mentiras… e existe a estatística”. Lógico que a estatística não é uma “ciência de como mentir”, mas como a maior parte das pessoas não tem conhecimento – nem senso crítico – para avaliar adequadamente informações em formato estatístico, não é muito difícil utilizar a estatística para produzir avaliações distorcidas da realidade. Continue reading “Você sabe mentir distorcendo estatísticas?”

Eu voltei, agora pra ficar…

Olá, pessoal! Eu passei um mês sem acessar a internet, mas estou vivo, com saúde e de volta. Peço desculpas por não ter avisado que ia me ausentar, mas nem eu sabia que seria por tanto tempo. Nos próximos dias vou responder todos os comentários que ficaram pendentes. Volto também ao Twitter, ao Orkut e ao Facebook esta semana. Um abraço a todos e prossigamos nossa jornada!