O @PauloQuerido tuitou hoje uma reportagem do Estadão intitulada “Facebook é acusado de violar privacidade” que mais uma vez me lembrou que vivemos no Planeta dos Macacos.

Facebook é acusado de violar privacidade

  • 29 de novembro de 2010|

Por Agências

A Federação dos Consumidores da Alemanha (VZBV, na sigla em alemão), denunciou nesta segunda-feira, 29, a rede social Facebook na Justiça por violar os direitos dos consumidores ao utilizar dados privados dos usuários.

—-

De acordo com o porta-voz da associação, Gerd Billen, a denúncia se refere à opção “Procurar Amigos” que rastreia contatos por meio de outras contas de e-mail e redes sociais, como Orkut.

A VZBV reclamou que quando o usuário preenche o endereço de e-mail de alguém no campo de busca, o Facebook registra automaticamente a informação e envia um e-mail com um convite, sem o consentimento do receptor.

O órgão afirmou também que a rede social, que conta com milhões de usuários na Alemanha, tinha ignorado anteriormente uma advertência feita pela VZBV.

“Como o site não se manifestou oficialmente, nos vimos obrigados a cumprir as regras de defesa do consumidor e de privacidade por meio da Justiça”, explicou.

/ EFE

Os grifos em negrito e em itálico na reportagem são meus.

Você percebe o absurdo em questão?

Uma grande associação de consumidores de um país supostamente desenvolvido – depois dessa história há controvérsias – está mobilizando a justiça de seu país acusando uma grande empresa de “violação de privacidade” porque ela envia e-mails “sem o consentimento do receptor”. Do receptor!

Segundo este raciocínio, se houvesse “consentimento do receptor”, não haveria “violação de privacidade”.

E como é que o Facebook poderia solicitar o “consentimento do receptor” para enviar-lhe um e-mail?

Por e-mail.

Quod erat demonstrandum, vivemos no Planeta dos Macacos.

Arthur Golgo Lucas – arthur.bio.br – 30/11/2010

12 thoughts on “ENVIAR correspondência é “violação de privacidade”?

  1. Manga-Larga

    30/11/2010 — 12:51

    Desse uma viajada bonita agora, é simples o receptor autorizar o envio de e-mails: basta entrar no site em questão e clicar em algum recurso “quero receber e-mails promocionais”.

    1. Não me subestima. 😉 Não viajei, não. Uma coisa é fazer propaganda, outra coisa é fazer SPAM, outra coisa é “violar privacidade”.

      Se eu te mando UM e-mail anunciando meu site, ou qualquer outra mercadoria ou serviço, isso é PROPAGANDA.

      Se eu te mando INÚMEROS e-mails sem te dar alternativa de cancelar o recebimento, isso é SPAM.

      Se eu uso ou divulgo dados a teu respeito que tu nunca tornaste públicos voluntariamente, isso é VIOLAÇÃO DE PRIVACIDADE.

      Portanto, supondo que o Facebook esteja de fato enviando um e-mail com um convite para cada contato dos seus usuários, isso é apenas PROPAGANDA, ou na pior das avaliações SPAM, pois os convites deveriam conter um link com a informação “se você deseja não receber mais nossos e-mails, por favor clique aqui”.

      O que não dá pra fazer é chamar de “violação de privacidade” o ENVIO de um e-mail, qualquer que seja a informação que ele contenha, caso contrário também seria “violação de privacidade” enviar uma carta de cobrança ou colocar um panfleto numa caixa de correspondência, pois em nenhum dos casos houve prévio consentimento do receptor.

  2. Engraçado, mas o meu facebook não funciona assim. Quando ele procura alguém pelo endereço de e-mail, primeiro ele me apresenta as pessoas que já estão cadastradas no facebook e aí cabe a mim fazer a solicitação de “virar amigo”. Quando a pessoa não está cadastrada no facebook (com aquele e-mail) cabe A MIM TAMBÉM autorizar o envio de e-mail para a pessoa se cadastrar no serviço e virar amigo. Não é nada automático.

    1. É, tem mais essa. Eu também tenho conta no Facebook e nunca ouvi dizer que ele enviasse convites automaticamente. Eu é que fiz questão de enviar convites para todos os meus contatos, ou seja, autorizei o envio de convites em meu nome.

      Oh, céus… será que “violei a privacidade” dos meus amigos? Afinal, nenhum deles expressou seu consentimento prévio para que eu enviasse os convites!

  3. Manga-Larga

    30/11/2010 — 23:01

    Acho que o lance de violação de privacidade tem a ver com o fato de facilitar o envio de mensagens a pessoas que você não é amigo ou tem contato, como o que eles fazem ao “vender” acesso a esses dados compilados. Não subestimei, só dei uma forçada na intimidade 😉

    1. HAHAHAHA!!! Forçada nenhuma, camarada! 🙂

  4. Pelo que eu entendi o fato que gera a violação de privacidade não é o recebimento do convite, mas sim o “envio” de convites por parte do perfil de alguém que não quis enviar os convites.
    Até onde sei, o Facebook INDICA para você os amigos dos seus amigos, porque a chance de aparecer alguém conhecido é grande. O problema é que esse pessoa (amiga de um amigo meu por exemplo) pode não querer me convidar para ser seu amigo, aí sim, até da pra dizer que é quase uma invasão de privacidade.
    Mas quem quer privacidade que não entre em redes SOCIAIS, simples assim.
    Abraço!

    1. Fausto, tu estás tentando fazer uma leitura pressupondo bom senso, mas infelizmente não é isso que está dito na reportagem. Olha bem o trecho que destaquei em negrito: “o Facebook registra automaticamente a informação e envia um e-mail com um convite, sem o consentimento do receptor“.

      O que eles querem é que só sejam expedidas correspondências que o recepetor tenha autorizado previamente, o que é uma coisa completamente sem bom senso.

  5. Marcos Dias

    26/12/2010 — 18:25

    Creio que só é violação, se mostra coisas confidenciais mas é só o link do perfil da pessoa, quer privacidade escreve em um diário.

    1. Marcos Dias

      26/12/2010 — 18:28

      Mas relendo, (sem o consentimento do receptor).
      Poderia poder (olhá coisa linda :p), configurar se quer ou não se conectar através de outras contas com a do facebook ou outra, não tenho tanto conhecimento em internet mas creio, que seria bem possível.

    2. Praticamente tudo é configurável na internet, mas como saber de antemão se o receptor de uma mensagem autorizará o envio da mensagem sem antes perguntar a ele por mensagem?

  6. Minha humilde opinião: se o Facebook detecta os e-mails para os quais os convites serão enviados, logo, eles estão na minha lista de contatos. Se eles estão na minha lista de contatos, obviamente o receptor dos e-mails me autorizou a mandar qualquer coisa pra ele, visto que ele me forneceu seu endereço de e-mail. Logo, essa coisa de violação de privacidade é uma viagem sem tamanho. A única coisa que o Facebook faz é facilitar o cadastro enviando um link direto para essa finalidade. Cabe ao receptor aceitar ou não…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *