Aborto: o argumento do violinista (parte 1)

Volta e meia alguém feminista me aparece com uma defesa do pretenso “direito” da mulher de matar um ser humano inocente e indefeso que ela mesma trouxe ao mundo e que por irresponsabilidade e egocentrismo ela considera um estorvo. A bola da vez foi um link que me mandaram com um argumento pra lá de esdrúxulo que não se sustenta perante a mais elementar análise lógica. Continue reading “Aborto: o argumento do violinista (parte 1)”

O que festejamos no Natal e no Ano Novo?

De alguns anos pra cá eu gosto cada vez menos da época de festas de fim de ano. O motivo é bem simples: estas festas há muito tempo foram pervertidas e a cada dia eu tenho menos paciência com a hipocrisia. O Natal tornou-se a festa do consumo. O Ano Novo, a festa da violência. Será que perdemos de vez toda a lucidez e jamais recuperaremos o verdadeiro sentido destas datas? Continue reading “O que festejamos no Natal e no Ano Novo?”

A obrigatoriedade do uso de roupas é uma violência contra o indivíduo saudável

O ser humano nasce nu, como qualquer outro animal, e não sente vergonha de sua nudez até que lhe seja imposta a noção absurda de que há algo de errado em sua própria natureza. Como isso é feito na infância, idade em que o indivíduo ainda não tem defesas contra tal abuso, tal aberração é introjetada e contamina todo o desenvolvimento psiquico do indivíduo, constituindo um importante elemento na formação de neuroses que coletivamente geram uma sociedade doente. Continue reading “A obrigatoriedade do uso de roupas é uma violência contra o indivíduo saudável”

Sofrer violência justifica desejar violência?

Em uma comunidade do Orkut eu li um cara alegar que “acha pouco” as ilegalidades e crimes diversos cometidos por policiais contra supostos bandidos porque ele teve uma arma apontada contra ele uma vez e “nada vai fazer ele esquecer o que sentiu”. Não sei se é pra rir ou pra chorar esse nível de argumentação. Continue reading “Sofrer violência justifica desejar violência?”

O que é “seguir um blog”?

Eu vejo blogs com “seguidores” por todo lado, mas nunca parei para pensar no que exatamente é isso. Entendo o conceito de “seguir” alguém no Twitter, mas não na blogosfera. Quais as consequências práticas de “seguir” um blog? O que tem isso a ver com os feeds? Alguém pode fazer a caridade de explicar essas coisas a um blogueiro atrapalhado que deveria conhecer melhor a ferramenta que usa? Fico imensamente agradecido.

Cadastro nacional de pedófilos e outros criminosos

Existe uma discussão sobre a criação de um cadastro nacional de pedófilos e outros criminosos “para a proteção dos cidadãos” devido à alta possibilidade de reincidência em alguns tipos de crimes. Não acho que faça o menor sentido qualquer tipo de cadastro desta natureza. Ao invés de tornar a sociedade mais segura, esse tipo de iniciativa só pode piorar a situação, empurrando os ex-detentos de volta para o crime e acobertando a incompetência do Estado em cumprir suas responsabilidades. Continue reading “Cadastro nacional de pedófilos e outros criminosos”

A bactéria 007

O blog AstroPT publicou um artigo especulativo que contém uma idéia interessantíssima (para quem curte ciências) sobre a possibilidade de construir bactérias-computadores. Eu tive uma incrível sensação de déjà-vu, porque quando eu estava cursando o 2° grau, hoje chamado de Ensino Médio no Brasil, eu escrevi uma redação na escola justamente sobre essa possibilidade! Há mais de 25 anos! Continue reading “A bactéria 007”

Anúncio da NASA é factóide para abafar caso WIKILEAKS

Acordem, jornalistas da grande mídia: vocês estão sendo feitos de otários. Não existe “nova forma de vida”. Não existe prova nem indício de vida extraterrestre. O anúncio da NASA não tem nada a ver com astrobiologia. O anúncio da NASA e a acusação de estupro contra o criador do site WIKILEAKS são factóides forjados para abafar e reduzir as repercussões do vazamento de informações que escancarou as partes mais vergonhosas da política externa dos Estados Unidos da América e de muitos outros países. E vocês estão se prestando direitinho ao papel que o Tio Sam reservou para vocês. De novo. Continue reading “Anúncio da NASA é factóide para abafar caso WIKILEAKS”

Devíamos adotar o sistema de segurança da Suíça

Uma vez (em 2006) eu disse na comunidade de Direitos Humanos do Orkut que toda família deveria ter um FAL em casa e receber o mesmo treinamento da SWAT. Quase fui linchado pela galera da mesma trincheira… Porém, na Suíça algo semelhante acontece, e lá a violência é mínima “apesar” de a posse de armamento pesado ser ubíqua. A minha tese é que não é “apesar” de a posse de armamento pesado ser ubíqua que a violência é mínima, e sim em função de haver praticamente um fuzil na mão de cada reservista treinado, espalhados por todo o país, em cada rua, em cada esquina, em cada prédio, que a violência na Suíça é extremamente reduzida. Continue reading “Devíamos adotar o sistema de segurança da Suíça”