Eu vejo blogs com “seguidores” por todo lado, mas nunca parei para pensar no que exatamente é isso. Entendo o conceito de “seguir” alguém no Twitter, mas não na blogosfera. Quais as consequências práticas de “seguir” um blog? O que tem isso a ver com os feeds? Alguém pode fazer a caridade de explicar essas coisas a um blogueiro atrapalhado que deveria conhecer melhor a ferramenta que usa? Fico imensamente agradecido.

5 thoughts on “O que é “seguir um blog”?

  1. Procurei saber também:
    http://www.google.com/support/blogger/bin/answer.py?hl=br&answer=104226

    É como eu suspeitava. Pro usuário, é apenas uma forma de marcar o blog como favorito e fazê-lo constar numa lista. Pro autor, conhecer quem são os “fãs” do blog.

    Não costumo acompanhar blogs assim porque uso um leitor de feeds, mas é um recurso legal de se ter.

  2. E acho que isso é coisa do Blogger. Não me lembro de ter visto um widget semelhante no WordPress…

  3. Além do que o Teles disse é uma forma de amigos conhecerem nossos amigos,rs.
    Ou de pessoas desconhecidas descobrirem que possuem interesses em comum.
    Você fica amigo de alguém que te segue e essa pessoa fica sabemdo por onde você anda.
    Pode ser divertido.

  4. Oi, Arthur! Não costumo comentar porque não tenho muito a acrescentar ao que já foi dito, tanto por ti quanto pelos leitores nos comentários. Eu sou ‘seguidora’ de diversos blogs pelo Blogspot (ou Blogger, sei lá!), inclusive do teu. É uma ferramenta de feed integrada ao Google Reader. Na prática, é um ‘facilitador’ de leituras diárias para mim. Sigo os blogs cujo conteúdo me interessam; paro de seguir quando não me interesso mais por eles. Simples assim. Acho que é bem parecido com o conceito do twitter, nesse caso.

  5. Valeu, pessoal!

    Obrigado pelos esclarecimentos, eu tinha dado uma procurada mas não encontrei nada tão simples e claro.

    Andei fuçando um pouco e descobri que existem plugins para seguir blogs WordPress, só que não eram compatíveis com a versão do WordPress que eu estou usando. Como na última vez que eu atualizei o WordPress eu fiquei uma semana com o blog fora do ar, nesta semana vou pedir para o pessoal da Hostnet fazer isso por mim e então testarei um plugin deste tipo. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *