Quando pensei que a Google já havia perpetrado todas as coisas sem noção possíveis no Orkut, com seu completamente distorcido senso de prioridades que relega a ducentésimo plano a segurança do site para se concentrar em lançamentos “bombásticos” como a alteração do tamanho da foto e das cores do perfil, ela prova de maneira cabal que há muito mais estupidez entre o Céu e a Terra do que sonha minha vã ponderação.

ONTEM, 31/03/2011, às 23:12 foi anunciado no blog oficial do Orkut o lançamento de um gadget “revolucionário”: um brinco roxo que esquenta sua orelha quando alguém visita seu perfil, anunciado como “o primeiro gadget desenvolvido para uso exclusivo no Orkut que vai revolucionar as redes sociais”.

Hein?

Pois é, a notícia foi a seguinte:

Earkut, o Orkut ao pé do ouvido!

quinta-feira, 31 de março de 2011 | 23:12

Já testado na Índia, agora os usuários do Brasil terão a oportunidade de conhecer o Earkutear em inglês significa orelha. Diferente de tudo que já se viu, o Earkut é uma espécie de brinco auricular com uma função única: avisar você quando alguém está visitando o seu perfil do Orkut.

A ideia de criar o produto surgiu durante uma conversa entre engenheiros do Google. Eles conversavam sobre a origem da superstição que diz que, quando a sua orelha fica quente, é porque estão falando de você. Nesse momento o engenheiro Bhagwan Das, do Google Índia, teve um insight: criar um gadget que fizesse justamente isso para você! Foi assim que nasceu o Earkut:

Earkut_1

O gadget funciona via rede de dados através de um dispositivo Wi-Fi embutido no aparelho. Uma vez instalado e conectado à rede, pela tecnologia ”push”, é disparado um sinal para o dispositivo interno de cerâmica, desenvolvido pelo Google, que cria um aquecimento suave e agradável no Earkut.

O aparelho vem pré-configurado ao perfil do usuário e alerta a quantidade de acessos à página, enviando o sinal ao gadget. Quanto mais acessos, mais você percebe o aquecimento – assim você mede a sua popularidade mesmo sem estar à frente de um computador!

Algumas poucas pessoas já estavam com esse aparelho em beta teste na Índia, onde tem recebido muitos elogios, e agora começaremos a testar o aparelho no Brasil. A partir de hoje, selecionaremos usuários para testar o Earkut, basta entrar na comunidade www.orkut.com.br/earkut

Postado por Bhagwan Das, Engenheiro de Software

Quando eu li aquilo – lembrem-se, com data de ONTEM – eu pensei: “Essa é a coisa mais absolutamente estúpida que alguém poderia pensar. Não acredito que uma empresa do porte da Google gastaria milhões de dólares para lançar um gadget tão ridículo e tão obviamente destinado ao completo fracasso.”

Bem, tratei de ler a descrição e comecei a rir.

Vejam a imagem do anúncio na página oficial da Google Brasil no Orkut:

Earkut - Anúncio na comunidade oficial do Orkut Brasil

Na falta de coisa melhor para fazer, fui dar uma olhada na tal comunidade.

Eis aqui o registro do que vi:

Earkut - o Orkut totalmente sem noção

Depois de muita gargalhada, sabendo que havia algo errado nessa história mas ainda sem ter percebido a data, eu estava tirando os screenshots quando fui interrompido pelo telefonema de um amigo e contei a ele a “novidade”.

Em nenhum momento levamos a sério o “lançamento” e passamos alguns minutos rindo e zoando o absurdo em termos politicamente incorretos demais para descrever aqui… até que ele lembrou que hoje era 1° de abril.

Voltei para o computador e conferi o número de membros na comunidade “Eu quero um Earkut”: 135.257 membros naquele momento. Conferi o tópico de “lançamento” do Earkut: 3.703 mensagens naquele momento. E aí me deu pena e eu parei de rir.

Vejam bem: Pensar Não Dói, hoje a Google me ajudou a provar isso.

Uns poucos minutos depois voltei a conferir o número de membros da comunidade “Eu quero um Earkut”: 141.556 membros. O tópico de “lançamento” já estava em 3.836 postagens. E tanto a comunidade quanto o tópico não paravam de crescer numa velocidade alucinante, com a esmagadora maioria dos usuários postando elogios ao “fantástico lançamento” e se esmerando em responder por que deveria ganhar um, porque a condição era responder ao tópico.

Earkut - responda para ganhar um

Amanhã, quando a verdade vier oficialmente a público, teremos uma entre duas possibilidades:

OU a Google terá lançado no dia 1° de abril o mais ridículo gadget de todos os tempos, jogando fora milhões de dólares em uma coisa que será execrada em escala mundial (avalie você se isso é provável);

OU a Google terá frustrado e feito de otários mais de duzentos mil usuários de seu site de relacionamentos e induzido mais de vinte e cinco mil ingênuos a se exporem ao ridículo e à zoação eterna de seus amigos devido à ingenuidade de terem acreditado nesta notícia infame.

Se o Orkut estivesse funcionando bem e fosse seguro, talvez eu relevasse esta brincadeira de mau gosto. Mas será que a Google não podia gastar melhor o tempo dos funcionários que passam horas e horas inventando frescuras e fazendo os usuários de otários em alguma atividade mais útil como resolver os bugs e falhas de segurança do Orkut?

O pior de tudo é ter que dar razão aos trolls: não dá pra levar o Orkut a sério.

Atualização a 03/04/2011:

Sabem o que o Orkut fez para “compensar” a frustração e a exposição ao ridículo de centenas de milhares de internautas?

Distribuiu um SELO DE OTÁRIO CERTIFICADO a quem caiu na esparrela.

Vejam:

Earkut - ganhe um selo de otário

E o impressionante é que tem gente que vai usar isso no perfil…

Arthur Golgo Lucas – arthur.bio.br – 1° de abril de 2011

5 thoughts on “Earkut – o Orkut te faz de otário

  1. Pensar Não Dói » Earkut – o Orkut te faz de otário | ZiiPe
  2. Alguem caiu na pegadinha de primeiro de Abril do Orkut/Google…
    Eles não esperavam alguem dando F5 no blog deles.

    1. Não, nem foi “tão F5 assim”, o blog deles registra publicamente a data e a hora das postagens. Fui conferir o blog quando vi a comunidade oficial do Orkut anunciando o Earkut, no dia 1° de abril.

  3. Até que esse gadget seria uma boa idéia. Aposto que teria um monte de adolescentes retardados querendo um.

    1. Um brinco roxo? Sucesso entre menininhas pré-adolescentes e olhe lá! 😛

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *