Adicione

Pensar Não Dói no Facebook Pensar Não Dói no Twitter Pensar Não Dói no Orkut

Leia os artigos no e-mail:

Siga o blog

Séries de TV e desenhos animados: o antigo e o novo

Ah que saudades que eu tenho da aurora da minha vida, da minha infãncia querida que os anos não trazem mais. Daqueles bons seriados e dos desenhos animados que me encantavam demais.

Sou do tempo do primeiro Sítio do Pica-Pau Amarelo, Terra de Gigantes, O Túnel do Tempo, Perdidos no Espaço, Viagem do Fundo do Mar, Nós e o Fantasma, O Elo Perdido, Jeannie é um Gênio, Havaí 5-0, Miami Vice, O Homem que Veio do Mar, Laredo, Trinity, Ultraman, Spectreman, Os Pioneiros, Zorro. Lembro de O gordo e o Magro, Os três Patetas e cheguei a assistir reprises de Mary Tyler Moore (!), estes últimos três do tempo da TV P&B (em preto e branco, caso alguém nem sequer reconheça a sigla).

Entre os desenhos animados recordo com saudade de Tom & Jerry sem falas, Papa-léguas e Coiote, Pantera-cor-de-rosa, O Inspetor, Pica-pau maluco, Picolino, Pepe Legal, A Tartaruga Touché, Ligeirinho, Ring-ling (o Coelho Ricochete), O Urso do Cabelo Duro, A Turma do Manda-chuva, Os Herculóides, Brasinhas do Espaço, o Xodó da Vovó, Formiga Atômica, Os Ho-Ho-límpicos, A Corrida Maluca e Os Apuros de Penélope, Zé Colméia & Catatau, Space Ghost, Johnny Quest, Cavaleiros das Arábias e outros tantos.

Parei de ver desenho animado quando surgiram os Thunder Cats, que inauguraram a era em que todos os desenhos animados passaram a ter um único enredo: “a turma do bem versus a turma do mal”. Um maniqueísmo irritante, sem criatividade alguma, só com trapaças e violência substituindo o que antes era uma programação alegre e marota.

Fiquei feliz em descobrir que alguns desenhos animados de hoje recuperaram a tradição daqueles clássicos. Tenho em mente o genial Padrinhos Mágicos, que conta as aventuras de um garoto cujos pais são emocionalmente negligentes e que portanto ganha o direito de ser apadrinhado por um casal de fadas (“fada” tem masculino?).

Padrinhos Mágicos explora criativamente todo o universo de um garotinho em idade escolar, faz inúmeras referências a outros desenhos e filmes clássicos, é muito divertido e ainda apresenta o fantástico bônus de ter quase sempre uma boa lição ao final. Outro desenho animado recente que assisti pouco mas tem características semelhantes é Mansão Foster para Amigos Imaginários.

São duas exceções notáveis entre as dezenas de desenhos animados medíocres que ainda apostam na velha fórmula maniqueísta de “turma do bem versus turma do mal” em que as trapaças e violências da “turma do mal” são execradas e as da “turma do bem” são consideradas “esperteza”.

Já entre as minisséries eu destaco em primeiríssimo lugar House, com seu delicioso estilo anti-politicamente-correto no ponto certo, e Brothers and Sisters, que muita gente considera um seriado conservador água-com-açúcar mas que em minha visão explora com sutileza e bom tom alguns aspectos da alma humana e dos relacionamentos sobre os quais faz muito bem refletir. E ambos são ótimos entretenimentos.

Todos os quatro exemplos que citei eu conheci na TV por asinatura. Como eu cancelei a assinatura e doei a minha TV para uma creche em novembro do ano passado – e estou sendo fiel à decisão que tomei de não assistir mais do que duas horas de TV por semana durante pelo menos um ano – eu nem sequer tenho como conferir o que anda passando por aí, seja na TV por assinatura, seja na TV aberta.

E você aí, que curte seriados e desenhos animados, o que têm asistido? Que seriados e que desenhos animados recomenda? Solte o verbo na caixa de comentários, compare os de antigamente com os de agora, sugir alguma opção de entretenimento que não espirre sangue e também não seja um porre “politicamente correto” que só o autor e uns chatos de galochas metidos a vanguardistas assistiriam.

Eu gostava de Tele-tubbies, então o leque de sugestões possíveis é beeeeem amplo. Mande bala que eu e os leitores que acompanham os comentários do Pensar Não Dói ou vamos apreciar muito as suas dicas, ou vamos rir muito delas. Tá valendo. :)

Arthur Golgo Lucas – arthur.bio.br – 26/08/2011

55 comments to Séries de TV e desenhos animados: o antigo e o novo

  • Gerson B

    Esse Zé Colmeia no espaço era de uma corrida espacial. Desenho muito tosco, uma Corrida Maluca de 3a com personagens HB, só se salvava o vilão que fingia ser o heroi.

    Não sou tão fã do Bob Esponja como tantos ai, mas tambem não tenho vontade de quebrar a TV. Tem umas cenas engraçadas. Mas tá longe de ser um favorito.

    Atualmente gosto do SuperHeroSquad. É engraçadíssimo, mas só pra quem foi leitor da Marvel Comics.

    • Eu já acho uma pena não poder dar um tiro na TV de vez em quando pra não passar por maluco…

      O que passa no SuperHeroSquad?

    • Gerson B

      SuperHeroSquad é um grupo de herois (Wolverine, Hulk, Thor, Surfista Prateado e outros) da Marvel liderado pelo Homem de Ferro. Luta contra um grupo de vilões liderado pelo Dr Destino que quer dominar o mundo. É uma animação cômica sacaneando os proprios personagens da Marvel, mas receio que só seja engraçado para quem conheça os personagens, já que está cheio de referências.

    • Conheço essa cambada toda. Acho que curtiria o desenho. :)

  • Gerson B

    Um presentinho, Arthur:

    http://www.anitube.co/categories/107/5/Avatar

    A ordem dos episódios é inversa à das páginas. Você tem que ir recuando. Os primeiros são mais simples, mas a série vai melhorando (imagino que por ganhar mais recursos).

    • U-húúúúúú!!! :-D

      Valeu, Gerson!

      Vou ter que esperar um mês e pouco para baixar tudo, porque minha banda estreita móvel não colabora para baixar vídeos, mas assim que terminar a mudança vou assinar uma banda LARGA de verdade e baixar tudim tudim. :)

  • Gerson B

    Arthur, acho que é pra assistir online. Demora pra carregar, mas você pode deixar numa aba enquanto faz utra coisa e assistir depois.Aqui tambem é lento, às vezes faço isso.

    Se você quiser dou um catada de sites pra baixar.

  • Gerson B

    Eu uso o Real Player pra baixar no Youtube e em alguns sites. Quando você coloca a seta sobre a imagem ele se oferece pra baixar o conteudo. Mas precisa estar totalmente carregado, só baixa até onde carregou no seu PC.

    No Anitube oferece pra baixar (aparece uma janelinha em cima da imagem) mas ainda não testei. Mas se aparece deve funcionar.

    • Encontrei – e já instalei – um complemento para Firefox no Linux que promete facilitar a o máximo a vida de quem quer fazer downloads de vídeos. Considerando que o software já foi baixado mais de 5 milhões de vezes, tem cara de ser coisa boa. :-)

      (Mas vou demorar um pouco pra testar, tenho muita coisa pra fazer agora…)

  • Bob Esponja não é burro. É o último genuíno ingênuo de um mundo louco no fundo do mar. Seu humor me lembra um pouco Jacques Tati e Buster Keaton, exceto que em steroids… procure as primeiras temporadas em DVD e curta em pequenas doses… ;)

Leave a Reply

 

 

 

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>