Quando eu digo que o sub-título “Em busca de vida inteligente na Terra” é perfeitamente justificado pelos fatos, tem gente que acha ruim. Mas o que dizer de um conselho profissional que inibe a atividade de seus associados em favor dos picaretas?

Eu vi esta notícia no Jornal Nacional e linkei uma reportagem no Correio 24 Horas para que meus leitores possam se inteirar dos detalhes.

Acredite se quiser: o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) acaba de proibir seus associados de vender serviços estéticos pela internet, como por exemplo drenagem linfática e terapia de ultrassom.

A justificativa é que “vender a preço baixo é muito atraente, então o cliente pode não conseguir resistir à oferta, o que pode ser um perigo”. E por que pode ser um perigo? “Porque massagens e drenagens linfáticas, quando feitas sem avaliação e por pessoas sem habilitação, podem até matar”.

Mas peraí… isso que o CREFITO está dizendo significa necessariamente que ou seus associados não fazem avaliações adequadas e não tem habilitação para realizar estas práticas, ou seus associados são uns gananciosos inescrupulosos que realizariam estas práticas mesmo na presença de contra-indicações e de modo negligente, podendo até matar seus clientes pra ganhar uns trocados, por isso precisam ser proibidos de vender estes serviços pela internet!

Além de ofender todos os seus associados, o CREFITO está ameaçando estes profissionais com a perda do registro profissional em caso de descumprimento desta determinação, restringindo seu acesso ao mercado e assim deixando o caminho livre somente para os profissionais não registrados – que podem ter ou não as habilidades que supostamente um profissional registrado necessariamente desenvolveu em um curso reconhecido e certificado.

Os picaretas agradecem.

Arthur Golgo Lucas – arthur.bio.br – 30/08/2011

 

9 thoughts on “Conselho de fisioterapia proíbe profissionais de competir com picaretas

  1. Mas como e’ que pode?! Inacreditavel.

    1. Inacreditável?

      Não no Planeta dos Macacos. 😐

  2. Manga-Larga

    31/08/2011 — 10:09

    Eu vi essa matéria ontem no JN e também achei um absurdo. É a crença de que proibir resolve. Neste caso, como vc bem atestou, vai sim beneficiar a malandragem.

    Aliás, qualquer cidadão com o mínimo de discernimento DEVE desconfiar de alguém que diz que uma massagem pode matar.
    Só se for uma massagem do Chuck Norris!

    1. Hehehehe… olha, matar é meio difícil mesmo, a não ser por um baita azarão – seria o caso, por exemplo, de a massagem liberar um trombo e ele ir parar justamente numa área vital do cérebro, causando um AVC fatal.

      O problema é que algo assim é totalmente impossível de prever ou de prevenir, não fazendo a menor diferença se o sujeito é um picareta negligente e irresponsável ou um profissional com ótima formação e muito cuidadoso.

      O que faz diferença é que, ao contrário de um picareta ou de um profissional inescrupuloso, um profissional com boa formação e adequadamente fiscalizado por um conselho profissional sério, atuante e competente, mesmo que tenha vendido um pacote estético pela internet pago antecipadamente, não aplicará uma técnica prejudicial ao paciente ao constatar alguma contra-indicação.

      O problema talvez seja a falha em algum destes requisitos…

    2. Manga-Larga

      31/08/2011 — 15:06

      Issae, causa e efeito. Ou efeito sem causa.

  3. Kkkk tive que rir com a do massagista Ch. Norris…

    Mas agora serio. Infelizmente fisioterapia-cerepal malu feita, com ou sem massagem pode causar danos severos e irreversiveis.

    Estes em geral sao relacionados a queimaduras que podem levar a perda de funcao temporaria ou definitiva, amputacao, ou morte; danos neurologicos com dor cronica intratavel, neuropatia e paralisia; e fraturas inclusive da coluna, podendo levar a morte.

  4. Kkkkkkk meu telefone adivinhou um monte de palavras!!!!!
    A frase era mais como “fisioterapia mal feita”.

    1. Pô, não era sobre o cérebro da Malu? 😛

  5. Ainda, eu ja’ vi carinha massageando pescoco em aeroporto…face anterior do pescoco, onde esta’ nada mais nada menos que o bulbo carotideo…pode dar parada cardiaca ali mesmo. E infelizmente vi gente com fratura de vertebra e de costela, porque os ossos continham doenca, e o vigarista do “massagista” nao fez a avaliacao adequada ANTES de iniciar o “tratamento”…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *