Se a Bíblia é a Palavra de Deus, eterna, imutável e inerrante, então não deveria ser muito difícil responder de modo claro e objetivo às questões aqui levantadas. Existem milhares de cópias deste texto espalhadas na internet. Decidi publicar uma cópia no Pensar Não Dói para não ter que procurar uma boa versão toda vez que alguém defende violações de Direitos Humanos com base na Bíblia.

Laura Schlessinger é uma personalidade do rádio americano que distribui conselhos para pessoas que ligam para seu show. Recentemente ela disse que a homossexualidade é uma abominação de acordo com Levíticos 18:22 e não pode ser perdoado em qualquer circunstância. O texto abaixo é uma carta aberta para Dra. Laura, escrita por um cidadão americano e também disponibilizada na Internet.

“Cara Dra. Laura:

Obrigado por ter feito tanto para educar as pessoas no que diz respeito à Lei de Deus. Eu tenho aprendido muito com seu show e tento compartilhar o conhecimento com tantas pessoas quantas posso. Quando alguém tenta defender o homossexualismo, por exemplo, eu simplesmente o lembro que Levíticos 18:22 claramente afirma que isso é uma abominação. Fim do debate.

Mas eu preciso de sua ajuda, entretanto, no que diz respeito a algumas leis específicas e como seguí-las:

a) Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável para o Senhor (Levíticos 1:9). O problema são os meus vizinhos. Eles reclamam que o odor não é agradável para eles. Devo matá-los por heresia?

b) Eu gostaria de vender minha filha como escrava, como é permitido em Êxodo 21:7. Na época atual, qual você acha que seria um preço justo por ela?

c) Eu sei que não é permitido ter contato com uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual (Levíticos 15:19-24). O problema é: como eu digo isso a ela? Eu tenho tentado, mas a maioria das mulheres toma isso como ofensa.

d) Levíticos 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados de nações vizinhas. Um amigo meu diz que isso se aplica a mexicanos, mas não a canadenses. Você pode esclarecer isso? Por que eu não posso possuir canadenses?

e) Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados. Êxodo 35:2 claramente afirma que ele deve ser morto. Eu sou moralmente obrigado a matá-lo eu mesmo?

f) Um amigo meu acha que mesmo que comer moluscos seja uma abominação (Levíticos 11:10), é uma abominação menor que a homossexualidade. Eu não concordo. Você pode esclarecer esse ponto?

g) Levíticos 21:20 afirma que eu não posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver algum defeito na visão. Eu admito que uso óculos para ler. A minha visão tem mesmo que ser 100%, ou pode-se dar um jeitinho?

h) A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusive o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levíticos 19:27. Como eles devem morrer?

i) Eu sei que tocar a pele de um porco morto me faz impuro (Levíticos 11:6-8), mas eu posso jogar futebol americano se usar luvas? (As bolas de futebol americano são feitas com pele de porco.)

j) Meu tio tem uma fazenda. Ele viola Levíticos 19:19 plantando dois tipos diferentes de vegetais no mesmo campo. Sua esposa também viola Levíticos 19:19, porque usa roupas feitas de dois tipos diferentes de tecido (algodão e poliester). Ele também tende a xingar e blasfemar muito. É realmente necessário que eu chame toda a cidade para apedrejá-los (Levíticos 24:10-16)? Nós não poderíamos simplesmente queimá-los em uma cerimônia privada, como deve ser feito com as pessoas que mantêm relações sexuais com seus sogros (Levíticos 20:14)?

Eu sei que você estudou essas coisas a fundo, então estou confiante que possa ajudar. Obrigado novamente por nos lembrar que a palavra de Deus é eterna e imutável.

Seu discípulo e fã ardoroso.”

Para quem pensa em argumentar que Jesus veio para mudar tudo isso, é sempre bom lembrar o que o Filho falou sobre mudar a palavra do Pai: “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. ” (Mateus 5:17)

21 thoughts on “A Bíblia é a Palavra de Deus, eterna, imutável e inerrante?

  1. sim, li este na internet. otimo.

  2. O Levíticos é um sistema de leis religiosas,civis e morais,que possivelmente refletia as necessidades culturais e morais de sua época.Certamente no futuro o atual sistema vai passar pelo mesmo
    sarcasmo,pois também não é eterno.

    1. Espero que daqui a dois mil anos ninguém acredite que nosso Código Penal foi escrito por Deus.

    2. Francisco, você está dizendo que recomendações bíblicas podem mudar ao longo do tempo? Se é assim como saber o que deve ser conservado? Não vou nem entrar no debate sobre se certos princípios deveria ser imutáveis ou se Deus pode recomendar a morte por causa de ninharias. Tou falando só do aspecto prático de se usar a Bíblia como guia. De que serve um guia de conduta em que algumas partes podem estar valendo e outras não, se a gente não sabe quais ainda se deve seguir?

  3. Para quem pensa em argumentar que Jesus veio para mudar tudo isso, é sempre bom lembrar o que o Filho falou sobre mudar a palavra do Pai: “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. ” (Mateus 5:17)

    Essa parte é entendida de acordo com quem a lê.

    Cumprir a lei é cumprir a lei do amor.

    Ama a teu próximo como a ti mesmo.

    Se não amas a quem encontras todos os dias,como podes amar a um Deus invisível?

    Eu,pessoalmente,uso partes da Bíblia com um Bushido.
    Essas partes são altamente instrutivas,para mim pelo menos,me ajudam no projeto do ser humano que pretendo ser.

    Assim como uso partes do Upanixade e do Alcorão.

    Não quero convencer ninguém de que estou certa,acredito no poder do amor e pronto.

    E cada um que vá descobrir em que pode ou deve acreditar.

    É por amor que cuido de uma planta,de um bicho,de um
    objeto,de uma pessoa.
    É por amor que cuido de mim,e dos outros.
    Quem ama educa,quem ama luta por um mundo melhor.
    Ainda que esteja aprendendo sobre o amor com muita dor,esse é o meu caminho nesta vida.

    Quem é Deus?
    Não sei.
    Sei quem ele é pra mim,e isso me basta.
    Cada um cria seu Deus,eu criei o meu com muito amor,sabedoria,tolerância,compaixão,justiça.

    Respeito todas as seitas,religiões,filosofias,mas prefiro essa que me deixa feliz.

    Meu Deus eu o vejo em tudo e em todos…principalmente em mim.
    Esse Deus fala comigo,se eu quiser ouvi-lo.
    Ele me ampara e protege,se eu pedir.
    Ele me permite errar,porque sabe que preciso aprender por mim mesma.
    Esse Deus me faz tão especial quanto uma formiga,uma nuvem,um abraço,um pão.
    Esse Deus me cativou e eu o cativei,ele é meu e eu sou dele,por livre escolha.
    Todos os dias eu o descubro um pouquinho mais,e percebo o quanto sou especial,o quanto somos especiais um para o outro.
    Aceito tudo de bom,de bonito,como um presente dele para mim,e tento ser uma pessoa melhor por causa dele…..por tudo que vejo e sinto.
    É por isso que sei que o MUNDO É MARAVILHOSO!
    Eucalípto arco-íris.
    O Rio mais lindo do mundo.
    Aurora boreal.
    Arco-íris.
    Geiser.
    Perfumes.
    Sons.
    Cores.
    Pessoas.
    Coisas lindas.
    Bichos.
    Alimentos.
    Sol e,lua,estrelas.
    Beijos,abraços,aconchego…

    É uma longa lista que tenho,rs.

  4. Engraçado pacas…

    Vou apresentar isso pro meu pastor desafeto qualquer dia pra ele parar de me aporrinhar.

  5. Eu acho engraçado pessoas que se dizem cristãs escolhendo que parte da bíblia vão usar como seu guia moral, abrindo exceções aqui e ali. Esses descaracterizam totalmente o sistema de regras imposto (sim, imposto) pela religião, por exemplo, os mesmos católicos que rezam pai nosso, recitam pra si mesmos os dez mandamentos (como se fossem os únicos) e exaltam a beleza e a perfeição de deus, vão pra praia fazer simpatia no fim de ano. Esses, de acordo com a lei do próprio deus já estariam queimando no fogo do inferno.

  6. Victorzito,religião é uma grande furada.

    Deus e inferno,só existem para quem acredita neles,rs.

  7. É triste ver que pessoas usam a Biblía para desdenhar e não falo de religião, falo de fé. Deus sempre teve compaixão dos homens na terra por isso sempre perdoava e perdoa deslizes como tem feito até hoje.

  8. A Bíblia é só uma coleção de histórias. Na maioria muito bizarras.

    É muito boa como fonte daquilo que não devemos ser,querer ou aceitar.

    Só com muita boa vontade consegui ler e selecionar partes do Velho Testamento.

    Até mesmo no Novo Testamento tem coisas que brigam entre si.

    E a VIDA (deus) não tem nada com isso.

  9. Eu gosto da bíblia, adoro! principalmente aquela versão Almeida, Revista e Corrigida. As folhas são finas e dão ótimos baseados. Já fumei de Gênesis à Apocalipse.

    1. HAUAHUAHUAHUAHUAHUAUAUAHUAHAUHUAHHAHAUHAHHH!!!!!!!!!

  10. A idéia de que a Bíblia não contém erros,é uma
    estupidez.

    Desafio qualquer UM a fazer um retrato falado do V.T.

    E A EXPOR ESSE RETRATO.

    Jesus foi um avatar de amor,compaixão,justiça,sabedoria
    nem perto do Deus dos patriarcas passou.

    Tem histórias muito interessantes,admito,mas nenhuma que eu queira como exemplo prático.

  11. Josias Pimentel

    25/02/2012 — 11:26

    O que chamamos de livre arbítrio é isso aí, cada um expressando as “suas verdades” como sendo a VERDADE absoluta.
    E Deus observa tudo achando que quanto mais o homem se acha conhecedor de uma verdade, mais ele se distancia da grande verdade. Achar que Deus e a Bíblia são fantasia de poucos, é pura falta de conhecimento.
    Sem neuras e sem fanatismo o verdadeiro homem de fé segue acreditando e crendo nas verdades de um Deus absoluto e supremo {sem ser carrasco}, que corresponde a esse sentimento na mesma sintonia de um pai a um filho. “Diz o néscio no seu coração:Não há Deus.” Salmos 14.1

  12. Josias,eu não aceito o Deus do Velho Testamento.

    O meu Deus é um Deus de amor infinito,nada tem daquele lá.

  13. Arthur, acabei de achar um site muuuito interessante, com vários livros de várias religiões pra baixar:
    http://www.holybooks.com/

    Acho que a parte do Budismo vai deixar você babando.

  14. Consevatore

    26/04/2012 — 12:17

    Ler Sto Agostinho, Tomás de Aquino, S. Boaventura e Duns Scot, ajuda a entender a diferença entre Antigo e Novo Testamento.Eles também respondem aos questionamentos, feitos de forma irônica, a desprerada Laura Schlessinger.
    Ler Eric Voegelin, ajuda a entender o problema da ordem. O que isto tem a ver? só mentes desordenadas, não conseguem discernir a realidade imanente da trasncendente, isto quando, não negam, enfáticamente, a exitência da segunda.

  15. Qual é a prova da existência da segunda, Conservatore?

  16. Mas o deus do novo não é o mesmo do velho?
    Quando eu converso sobre a Bíblia com cristãos, eles geralmente me dizem que Jesus “aboliu o VT”. Ou que aquelas leis foram feitas NAQUELA época. Já ouvi até um “deus respeita a cultura do homem e naquela época a cultura era aquela”.
    Mas nunca ouvi um argumento lógico para toda aquela palhaçada.
    Eu fui educada na igreja, frequentei durante 7 anos e acreditei em tudo até o dia em que eu aprendi a ler.

  17. ESCRITURAS SAGRADAS

    É obra moldada diretamente por Deus; ou, escrita por mãos humanas?

    HOMENS marcados pela provação, mas laboriosos na busca da virtude, e com objetivos inspirados pelo Espírito Santo escreveram pequenos livros na linguagem hebraica, aramaico e grego no tempo e espaço de 15 séculos (II Pedro 1. 20 a 21).

    Nessas Escrituras são descritas muitas revelações de ordens espirituais e por isso permanecem no curso dos milênios como sagradas, e sintetizam: livros históricos, poéticos e instrutivos. E o tema central do Novo Testamento é a encarnação do Cristo celeste, o verbo de Deus – mentor espiritual e dirigente cósmico de nosso sistema planetário (Mateus 28. 18).

    As Escrituras ficaram dispersas em pequenos rolos de papiros pela região do antigo oriente. E para organizar os concílios ecumênicos o pe. Jerônimo de Strídon recebeu do Papa Dâmaso a incumbência de traduzirem os seus ESCRITOS para o latim por volta do século IV depois de Cristo, trabalho esse que durou quatro décadas.

    Depois de REUNIDA, TRADUZIDA NUM SÓ IDIOMA E COMPLEMENTADA essa gigantesca obra literária restou a seguinte pergunta: QUE NOME SE DARIA A ESSE LIVRO? E, que, em virtude do papiro que fora utilizado, o de melhor qualidade na época era da região de BIBLOS (Fenícia) hoje Jubay, no Líbano… Daí nasceu a idéia luminosa: BÍBLIA

    “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em Justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda boa obra (II Timóteo 3. 16 a 17)”

    Discernimento espiritual: analisa-se à luz da Justiça e perfeição de Deus que, a escritura que é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir e para instruir em Justiça é que é divinamente inspirada, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda boa obra.

    O Apóstolo não generalizou TODAS as Escrituras são divinamente inspiradas. Apenas selecionou toda escritura que é saudável para ensinar e instruir em Justiça… A fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente educado para toda boa obra: essa é divinamente inspirada.

    E, nenhuma Ordem Religiosa, Igreja, Princípio Teológico, Congregação de Seitas, Grupo Pastoral PODE TER EXCLUSIVIDADE EM SUAS INTERPRETAÇÕES (II PEDRO 1. 20). Porque as Escrituras sagradas possuem sentidos variáveis e múltiplos em seus livros escritos ao longo dos séculos, viva e eficaz; e mais penetrante do que ESPADA alguma AFIADA DE DOIS GUMES (Hebreus 4. 12)

    VOCÊ SABIA: que a maior personalidade descrita na Bíblia não escreveu nenhum livro? Deixou tudo gravado no tempo através de suas palavras e ações no bem… E que se serviu, na sua obra de salvação moral de companheiros sujeitos às dúvidas e erros humanos: um traiu o apostolado entregando o Divino Mestre diretamente aos seus perseguidores; e outro, que era considerado a rocha da fé, na hora extrema das provações do calvário jurou 3 vezes que não o conhecia (Mateus 14. 69 a 75). E, aquele outro que fora chamado para difundir a boa nova entre os povos gentios – pagãos, antes era um perseguidor contumaz do Evangelho, inclusive matando cruelmente servidores do Cristo, e se reconhecia ainda em luta consigo mesmo e ferido nos espinhos da carne, e sentindo fraquezas e perturbações espirituais (II Coríntios 12. 7 a 9).

    Cristo jamais bloqueia o intercambio com a consciência humana, e conforme a sua palavra perene: está presente conosco até a consumação dos séculos. Em cumprimento às promessas esclarecedoras o Espírito da Verdade é que interage ampliando os horizontes do conhecimento espiritual (João 16. 13). E todos aqueles que, NOS NOVOS TEMPOS, desenvolvem a consciência universal divina, também se integram no concerto da revelação celeste…

    Não creiais a todo espírito. Mas provai se os espíritos são de Deus (I João 4. 1). SÃO simplesmente de origem HUMANAS os ERROS gráficos que na Bíblia se introduziram.

    Versículos para reflexionar… (Mateus 28. 20) (Hebreus 13. 8) (João 14. 26 E 16. 12 a 13)

    Bíblia sagrada, portal da revelação divina, que sintetiza verdades básicas da espiritualidade – que é mister ter “olhos para ver e ouvidos para compreender…” (Mateus 11. 15) (João 6. 63) (II Coríntios 3. 6)

    Intensivo de Difusão Espiritualidade Evangélica – IDE
    http://vozqclamabr.blogspot.com/

    1. Será que Javé não poderia ter usado um meio melhor pra se comunicar? Menos sujeito a interferências humanas?

      Um texto inspirado:
      http://hbdia.com/ateismo/eis-um-motivo-pelo-qual-a-biblia-nao-faz-o-menor-sentido/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *