Restabelecendo o bom senso

Se havia ainda alguma dúvida de que “senso comum” e “bom senso” não são sinônimos, a pá de cal foi uma crítica privada que recebi sobre minha proposta de como acabar com a epidemia de crack. Tudo bem ler aquele texto e me chamar de louco, achar que sou um mau analista ou até desconfiar que eu seja mal intencionado, mas ler aquilo e me chamar de irresponsável demonstra que o sujeito não sabe do que está falando. Explico.  Continue reading “Restabelecendo o bom senso”

Você acredita em coisas irracionais?

Acabo de assistir um vídeo de James Randi no TED no qual ele mostra como é fácil enganar as pessoas e como as pessoas acreditam em coisas que são ridículas para quem tem um mínimo de conhecimento científico. Eu não podia deixar de escrever mais uma vez sobre este tema. (Não é necessário assistir o vídeo para compreender o artigo.)  Continue reading “Você acredita em coisas irracionais?”

Como acabar com a epidemia de crack

Grave bem a solução: para acabar com a epidemia de crack, a coisa mais importante a fazer é acabar com o moralismo paralisante que impede que a questão seja tratada com inteligência e respeito à cidadania; depois são necessárias umas poucas ações simples que serão descritas neste artigo.  Continue reading “Como acabar com a epidemia de crack”

Três medidas simples para erguer o Brasil

Não, o Brasil não vai bem. O que parece bom no curto prazo será catastrófico a longo prazo. Não estamos libertando da miséria os mais pobres, estamos viciando em coitadismo uma imensa parcela da população. Não estamos incentivando a autonomia, estamos incentivando a dependência do paternalismo governamental.  Continue reading “Três medidas simples para erguer o Brasil”

Quando o sucesso atrapalha

A coisa mais importante para mim, desde o lançamento do blog, sempre foi dialogar diretamente com os leitores. Nos últimos tempos, entretanto, eu não tenho conseguido manter o ritmo de postagens porque o número de comentários a responder aumentou a ponto de tomar quase todo o tempo necessário para escrever novos artigos.  Continue reading “Quando o sucesso atrapalha”