Primeiro foi a bagunça das privacidades. Depois aquele episódio infame de considerar fotos de mães amamentando “ofensivas”. Recentemente foi aquela linha do tempo horrorosa metida goela abaixo dos usuários. E hoje o Facebook bloqueou minha conta, me pediu para realizar uma tarefa estúpida para confirmar minha identidade e não me mandou o código de acesso como disse que mandou. 

Tentei acessar meu perfil e o Facebook me informou que minha conta estava bloqueada “por motivos de segurança”. O site me pediu então para identificar diversas pessoas em fotos para confirmar minha identidade! O problema é que algumas das fotos que o Facebook me mostrou não eram fotos de pessoas e sim desenhos nos quais as pessoas marcam os amigos. Uma delas era um conjunto de ovos de galinha pintados com as maquiagens do Kiss. 

Meu amigo no Facebook é o do alto à direita.

Como é que eu vou saber entre diversas opções de malucos quem é que se marcou ou foi marcado e não deletou a marcação de seu nome numa foto dessas? E desde quando postar imagens pessoais ou reconhecer as imagens pessoais de seus amigos virtuais é obrigação do internauta para poder acessar o Facebook? Mas isso não é tudo.

O pior mesmo é conseguir passar pela exigência estúpida e descabida deles, identificar o número mínimo de amigos requerido, e mesmo assim continuar com o acesso bloqueado porque o Facebook disse que enviou um código de acesso para meu celular e eu não recebi nada. E quando pedi para reenviarem o código e recebi a resposta “You are trying too often. Please try again later.” (Você está tentando muito frequentemente. por favor tente novamente mais tarde.) 

O Facebook é o único elo de ligação que tenho com inúmeros amigos, especialmente alguns amigos virtuais da época do Orkut com quem eu somente mantive contato graças ao Facebook. Se eu e alguns deles perdermos as contas ao mesmo tempo, pode ser que não consigamos mais nos encontrar, mesmo tendo feito tudo certo  

Pra completar a desgraça, provavelmente vou perder o perfil do blog. Como eu não tenho a menor possibilidade de reconhecer a maioria das centenas de pessoas que adicionaram o perfil Pensar Não Dói, o seu Mark Zuckerberg simplesmente dirá: “se você não os reconhece, então ou eles não são seus amigos, ou a sua conta é falsa”. Afinal de contas, quem eu penso que sou para ter o direito de escolher com quem me relaciono e de que modo? 

Arthur Golgo Lucas – arthur.bio.br – 26/11/2012. 

10 thoughts on “Facebook pisa na bola. De novo

  1. É sempre assim, né? Quem tá quieto num canto sem fazer mal pra ninguém sempre acaba se ferrando nessas redes sociais…

    Se o Facebook der mancada e você perder o perfil do blog, recomendo que coloque em prática o “plano” [que nem sei se era um plano, na verdade] de criar uma página pra ele. Fica mais fácil de administrar – você não precisa deslogar da conta pessoal pra entrar na conta da página – e dá pra usar o tal do gadget do FB aqui no blog.

    1. Sabe de uma coisa? Acho que vou fazer isso assim que recuperar minha conta do Facebook, independentemente do perfil do blog, que, se não for bloqueado agora, um dia será…

  2. O que aconteceu foi o seguinte caro Arthur – alguém tentou invadir sua conta tentando inúmeras senhas, recuperação de senha, etc. Se a pessoa descobriu sua senha pode ter cadastrado um outro celular e cada vez que você pede pra enviar o código, está enviando para outro número.

    Mas vai por mim: se ele bloqueou e está pedindo confirmação aí tem coisa – aposto que se erra a senha dezenas de vezes ele levanta esse tipo de bloqueio.

    1. O número do meu celular está certo. Só que o código de confirmação não chega. 🙁

  3. Eu tb tenho um um perfil so para clientes. Se me pegarem nisso ai adeus conta.

    1. Um saco isso, viu?

  4. Cometi orkuticídio quaando me encheram o saco. Não dá pra fazer o mesmo como “feice”?

    1. Até poderia… Mas há várias pessoas com quem preciso falar cujo único meio de contato prático é o Facebook. 🙁

  5. Incongruência,eu cancelei minha conta e ela continua ativa.
    Nem o e-mail eu tenho mais.

    1. O Facebook tem uns defeitos que lembram o Orkut. :-/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *