Eu sempre disse para todos os meus amigos: não escreva na internet aquilo que não pode ser publicado na primeira página do jornal. Nem mesmo no e-mail, porque nenhuma informação na internet é segura. Fui chamado de paranóico inúmeras vezes. Agora está aí a notícia, o governo dos EUA monitora ativamente não somente os próprios cidadãos mas todo mundo que eles conseguem alcançar – o que inclui o Google, o Facebook, o Twitter, o Orkut, os seus e-mails e talvez até as suas conversas telefônicas… 

Saiba mais no Meio Bit e no Daily Mail (em inglês). 

30 thoughts on “Privacidade violada

  1. É engraçado descobrir isso, mas não impediu os atentados de Boston. O pessoal monitora observa os conteúdos e nem sabe até onde vai a relevância disso. Que tal eles descobrirem como os chineses conseguem controlar a mídia a ferro e fogo.

    1. Quando o volume de dados é muito grande, torna-se relativamente fácil esconder qualquer tipo de mensagem. Por exemplo, imagina o seguinte torpedo:

      – Estou com sono. Acho que vou tomar dois cafezinhos.

      Esse é um caso real de encomenda de duas buchas de cocaína a serem entregues em um hotel. Até uma coisa dessas ser detectada, o bisneto do traficante já morreu de velho.

      Os casos que os governos pegam são praticamente todos de criminosos chinfrins. 99,99% do tráfego monitorado é mesmo de cidadãos inofensivos esbravejando contra a política.

  2. E o pior o sujeito que caguetou todo o esquema vai dar de bandeja para os russos. Os chineses deve estar achando é muito engraçado tudo isso. Os americanos podem ler isso: São um bandos de patetas.

    1. Eu não diria patetas… Se fossem apenas patetas seria ótimo…

  3. Monitorar é uma coisa, achar a informação desejada é outra, bem diferente.

    1. Como eu disse no exemplo acima, para o Alexandre.

  4. Uma vez minha vó fez que escondeu a “receita perfeita de pudim de leite condensado” dentro de um livro de receitas de pudins. A parentada se quebrava pra descobrir qual era a receita e não descobria. Sabiam que ela sempre conferia alguma coisa naquele livro, mas não sabiam qual das receitas era a verdadeira. Essa, na verdade, estava na cabeça dela e foi levada para o túmulo. Sempre há o “cantinho de Winston”, nem que seja na própria cabeça.

    1. Essa é a melhor fórmula pra se esconder algo. Esconder o livro numa biblioteca muitas vezes é melhor que enterra-lo. Mesmo se for encontrado não se saberá se é o correto. Os orientais fazem isso, escondendo movimentos de luta verdadeiros e práticos em sequências enormes.

    2. O único lugar seguro é a própria cabeça… Ou um arquivo criptografado com uma chave única suficientemente longa.

  5. A justiça brasileira, diversas vezes ja pediu informações sobre perfis brasileiros, ironicamente foi o google quem se recusou a fornecer, mesmo sob ameaças de sofrerem retaliação e proibição no nosso território. O brasil so pode fazer isso, espernear, pois tecnologia e conhecimento tecnico não tem nada, mesmo que os perfis não se camuflem em nada, bastou entrar em algum orkut da vida estariam blindados aos investigadores brasileiros. Más se camuflar na internet não é um bicho de sete cabeças, com 30 a 50 U$D por mes fica muito inviavel rastrearem o que voce faz, exceto investindo muito em tecnologia, más claro que voce terá que confiar na empresa que esta fornecendo os serviços pra voce tambem, afinal nada do que fazemos na internet evapora, más isso vale até pro seu fornecedor de internet. O jeito dos espiões adquirirem suas informações seria via mandato judicial, se tiverem autoridade no país que fizeram essa requisição, para então a empresa que voce contratou fornecer suas atividades. Se os xeretas forem, digamos, americanos, e sua empresa sueca, seria dificil conseguirem seus logs via judicial.

    1. Tudo que um governo precisa fazer para monitorar a internet em seu território é enquadrar legalmente os provedores de acesso do país. É o que a China faz, e funciona.

      O único modo de contornar esse obstáculo é transmitir dados criptografados – o que funciona mais ou menos como pintar a bunda de vermelho e subir em um poste.

  6. Que grande imbecilidade, essa gana de monitorar o mundo. Qqer terrorista, firma ou espião q se preze já sabe há anos da monitoração e usa códigos, jargão secreto &c. Besteira.b

    Este comentário, por exemplo, é uma mensagem cifrada.

    1. QSL, caro Plausível. QUW? Alvo fixado Revolução Iluminista. QAM adequada. QUP Pensar Não Dói. TKS.

  7. Assange,Snowden,e tantos outros são heróis.

    Sempre soubemos que eles nos vigiam,só estamos tendo a certeza.

    1. Pois é, só o que eles fizeram foi nos garantir que não era paranóia, havia mesmo fogo onde víamos a fumaça.

  8. (Respostas cifradas aos torpedos da madrugada(Para o Obama ficar boiando!) – tu não dorme, ô cara?)Eu juntaria a minoria e arrumaria o piso do estacionamento e fecharia as portas dos restaurantes ao mesmo tempo que processaria o governo por ter apresentado uma proposta indecorosa. Perdi o número de Floripa ou fui inábil ao ler a mensagem. E a estrutura do movimento? E o megafone?

    Meus torpedos são lacônicos porque sinto uma incompatibilidade anatômica entre os meus dedos e as teclas.

    1. Alguma operadora de celular anda te sacaneando. Nunca te enviei torpedos após às 22h. Nem uma única vez.

      A proposta inicial de estrutura do movimento está em fase final de elaboração e o megafone será sugerido nos próximos dias, depois que o Pensar Não Dói recuperar a visibilidade perdida no Facebook por ter ficado oito dias se atualizações.

    2. Pra mim chegaram msgs no celular na madruga. Será que a operadora segura e libera com o tráfego mais baixo?

  9. O Brasil é um dos países que mais odeiam os estados unidos… Só não entendo a razão disso. O que exatamente os Yankees fizeram para o Brasil ??

    Porra !! os yankees tacaram uma bomba atômica no japão e os caras não tem tanto ódio assim. Resident Evil é uma homenagem a cultura americana po !!!

    O mundo sem a cultura yankee seria uma merda de chato. Imagine eu ter que escutar tropicália e assistir filme de favela a vida inteira ??

    Autor: desconhecido

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Inveja

    2. Rafael Holanda

      13/09/2013 — 12:35

      “O Brasil é um dos países que mais odeiam os estados unidos… Só não entendo a razão disso. O que exatamente os Yankees fizeram para o Brasil ??” – Nelson

      Apoiaram e/ou ajudaram com o golpe de 64 que nos trouxe a Ditadura. E olha que conosco eles nem se envolveram muito. Outros países da América Latina e Central sofreram uma intervenção yankee bem mais direta nos seus processos de governo.

      Em suma: Para os EUA, o conceito de soberania é virtual. A única soberania que existe mesmo é a dos EUA.

      Mas o que é isso que eu vejo vindo no horizonte? Será que é a aquela velha desculpa de que o heroico golpe militar foi necessário para salvar o indefeso Brasil da pérfida ameaça comunista? Não pode ser!

  10. A América Latina no geral tem uma tremenda inveja dos EUA. Os caras estavam em uma situação socioeconômica semelhante a maioria dos países latino americanos até meados do século 18 (para se ter ideia a Cuba espanhola tinha um per capita superior ao americano). Depois da série de independências, começando pelos EUA em 1776 até o Brasil em 1822, a AL ficou para trás e os yankees dispararam na frente, ultrapassando inclusive a Inglaterra já mo final do século 19.

  11. “Apoiaram e/ou ajudaram com o golpe de 64 que nos trouxe a Ditadura. E olha que conosco eles nem se envolveram muito. Outros países da América Latina e Central sofreram uma intervenção yankee bem mais direta nos seus processos de governo.

    Em suma: Para os EUA, o conceito de soberania é virtual. A única soberania que existe mesmo é a dos EUA.

    Mas o que é isso que eu vejo vindo no horizonte? Será que é a aquela velha desculpa de que o heroico golpe militar foi necessário para salvar o indefeso Brasil da pérfida ameaça comunista? Não pode ser!”

  12. Os milicos não precisavam de 1 dólar do americanos para conter o avanço do comunismo no Brasil. Em menos de 24 horas os militares tomaram o poder praticamente sem disparar um tiro. A esquerda e a direta da época não tinha a menor condição de confrontar os militares.

    O que pode ter acontecido, é os americanos terem preparado uma espécie de “plano B”, para o caso da esquerda conseguir levar a cabo a revolução, mas como os militares não enfrentaram nenhum tipo de resistência e restauraram a ordem rapidamente sem muitas dificuldades, se tal plano, por parte dos americanos, existia, ninguém sabe, ninguém jamais viu.

  13. Muito pelo contrário, todos os serviços de desinformação da União Soviética atuavam no intuito de responsabilizar os americanos pelo golpe, mas não há uma boa razão sequer para isso. Essa coisa toda faz parecer que os militares enfrentaram grande resistência. Os milico mal deram um tiro pra cima! A esquerda brasileira é uma das mais covardes que existe na face da terra. Se juntasse todos aqueles safados, não se encontraria dois culhões pra bater de frente com um militar reformado.

  14. Americanos não financiaram porcaria de ditadura nem uma aqui, isso é conversa de esquerdista safado e ignorante.

  15. “Mas o que é isso que eu vejo vindo no horizonte? Será que é a aquela velha desculpa de que o heroico golpe militar foi necessário para salvar o indefeso Brasil da pérfida ameaça comunista?”

    O povo foi as ruas para maior manifestação pública do país pedindo a intervenção militar.

    ou vc acha lindoos mais de 100 milhôes de pessoas mortas pelo refima mais assassino da história um pérfida ameaça comunista?

    Ja sei, vc não estuda nada, só sabe da palpites e repetir chavões esquerdistas que aprendeu na escola.

  16. Rafael Holanda

    14/09/2013 — 00:36

    Nelson.

    Perceba que nem aqui nem em qualquer outro lugar eu já tomei a posição de defender a esquerda. Acho a esquerda do Brasil uma aberração. Seu populismo é descarado. O pensamento corrente hoje de que o Lula é o Papa da Política Brasileira, o Salvador da Pátria me enoja. Além do fato de utilizar as minorias e suas lutas como munição pros seus projetos de poder. Simplesmente não há como defender a esquerda.

    Agora, minha defesa preventiva (“Mas o que é isso que eu vejo vindo no horizonte?(…)”) vem do fato de que vi muitas pessoas utilizarem os comunistas como justificativa de um golpe de estado que levou à um governo que usou terrorismo de estado contra a própria população. Isso é inaceitável.

    E você, no começo, perguntou por que o Brasil tinha ódio dos EUA. Eu te dei uma resposta no mínimo plausível. Cabe a você agora aceitar a resposta ou colocar textos e mais textos e mais textos provando que não, os EUA nunca ajudaram a derrubar ou deram suporte a revoluções na América Central e Latina através da CIA ou de qualquer outro dos seus vários braços de espionagem.

  17. ” utilizarem os comunistas como justificativa ”

    O comunismo é um coisa extremamente corrupta e sanguinária. Não existe comunismo sem matança, sem campos de concentração, está lá nos escritos de Marx, pregando o genocídio como meio de advento revolucionário.

  18. Motivos para detestar os irmãos do norte são muitos.
    Agem como os donos do mundo.
    Mentem descaradamente.
    Adoram uma invasão,e coisa e tal.
    Metem o bedelho onde não são chamados.
    Querem controlar o planeta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *