Um único evento climático não significa nada em termos de mudança climática, faço questão de sublinhar desde o primeiro momento. Mas, se o calor dos últimos dias é uma amostra do que está por vir, então de repente a Sibéria começou a me parecer muito convidativa. 

Calor demais para dormir

Acordei às 03:00, molhado de suor. 31°C às 03:00. Isso na rua, porque meu quarto está bem acima. A casa não é minha, ou eu já teria instalado um ar condicionado há muito tempo. Um abjeto e coxinhérrimo ar condicionado, gastador de eletricidade e símbolo do abusivo consumismo pequeno-burguês. É o último verão que passo sem um deles. 

Abri a porta, coloquei um ventilador na rua virado para dentro de casa, na tentativa desesperada de jogar um ar menos quente para cá. Consegui abaixar um pouquinho a temperatura interna do meu quarto, mas não muito, porque as paredes continuam quentes. 

Agora tenho que tentar dormir de novo logo, antes que o sol chegue e isso aqui vire um forno de novo, o que deve acontecer antes das 09:00. Só lembro de passar uma noite tão quente assim no litoral uma vez na vida, no verão de 1994 (ou 1995, ou 1996, não lembro bem). Neste verão tem sido uma atrás da outra. 

Fico imaginando o que será necessário acontecer para que a maior parte das pessoas perceba a gravidade da questão climática. Mas não acredito que essa percepção será suficiente para convencer a humanidade a adotar políticas e economias sustentáveis. Acho que o caos já é inevitável. 

Não gosto nem de pensar no que vem por aí. 

Arthur Golgo Lucas – arthur.bio.br – 30/01/2014 

8 thoughts on “31°C às 03:00

  1. Acabei de ouvir na TV sobre a onda de calor em Curitiba e Floripa. Lembrei de você. E cês não tão acostumados. Um gaúcho no calor é como um carioca no frio. Boa sorte ai.

    1. Gerson, não é que os gaúchos não estejam acostumados a temperaturas altas… Uma vez o termômetro registrou 42,9°C no pátio do local onde eu trabalhava… Mas no RS em geral refresca à noite, mesmo no verão mais quente. Um ventilador costumava ser suficiente para dormir com conforto. Mas nos últimos tempos, neste verão principalmente, até as madrugadas andam quentes demais. E quando faz 31°C às 03:00 é porque durante o dia vai fazer uma temperatura realmente insuportável, quase sempre maior que a temperatura do corpo humano. Sauna 24/7 ninguém merece.

  2. “Fico imaginando o que será necessário acontecer para que a maior parte das pessoas perceba a gravidade da questão climática. Mas não acredito que essa percepção será suficiente para convencer a humanidade a adotar políticas e economias sustentáveis. Acho que o caos já é inevitável.”

    E as mídias não ajudam nada, deveriam levantar um debate sério.

    1. Pelo contrário, a grande mídia evita cuidadosamente bem informar o povo sobre qualquer coisa relevante.

      Eu andei observando por um tempo a seqüência de notícias usada no Jornal Nacional e no Fantástico: após cada notícia importante, invariavelmente vem algum oba-oba que serve para fazer desvanecer a notícia importante.

      A grande mídia trata tudo como entretenimento. [Bonner:] No próximo bloco: O mundo vai pegar fogo devido a uma guerra nuclear. [Patrícia:] Veja a festa da torcida pela conquista do campeonato de futebol. [Vinheta musical com imagens de um cogumelo atômico seguido por uma bola na rede. E vai pros comerciais.]

  3. Se prepare para coisa MUITO pior.

    1. É, eu decidi me preparar.

  4. Nada muda se nós não mudarmos primeiro.

    O planeta precisa de gente desperta e não de uma multidão em sono profundo.

    1. O planeta vai vir abaixo. 🙁

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *