Vou direto ao ponto: você gastaria cinco minutos para ajudar a divulgar o Pensar Não Dói por todo o tempo em que o Facebook for o site de relacionamentos mais acessado no Brasil? 

o-gato-de-botas

Escrever um blog é divertido, mas também é uma tarefa árdua. Um blogueiro consistente dedica muitas e muitas horas à pesquisa e produção de conteúdo para manter seu blog vivo. Quem gosta de conversar e trocar idéias com o leitor, como eu, quase fica maluco. Ou fica. 

O grande problema do blogueiro é a divulgação. A internet é uma mídia extremamente competitiva, onde um poucos mega-sites devoram 99% do tráfego da rede e milhões de pequenos sites se engalfinham em uma batalha desesperada por um pouco de visibilidade e atenção. É uma selva virtual. 

Produzir conteúdo e divulgar o blog sozinho no meio de um ambiente assim, sem a ajuda dos amigos e dos leitores, leva qualquer blogueiro individual a atingir seus limites rapidamente. Por isso eu estou pedindo a sua ajuda para aumentar a visibilidade do Pensar Não Dói. 

Tudo o que você precisa fazer para ajudar o Pensar Não Dói a se tornar mais visível é gastar cinco minutos para autorizar o site NetworkedBlogs.com e o Facebook a publicarem UM aviso em sua Linha do Tempo toda vez que eu publicar um artigo. 

Como eu publico em média um artigo a cada dois dias, isso com certeza não vai poluir sua Linha do Tempo, nem incomodar ninguém, mas vai ajudar muito a aumentar a visibilidade do Pensar Não Dói. E isso pode me ajudar a abrir espaço para escrever profissionalmente.  

Topa ajudar? 

Nosso amigo Darwinito topou o desafio e registrou cada passo para mostrar para você como o processo é simples, rápido e fácil. Eu vou aproveitar os screenshots que ele tirou para explicar tudo muito bem explicadinho, nos seus mííííííímos detalhes, para você não se perder. 

Vamos começar agora mesmo! 

Clique aqui [x] para abrir a página do Pensar Não Dói no Facebook em uma nova janela ou aba. 

Esta é a atual página do Pensar Não Dói no Facebook: 

NWB 17

Clique em “curtir”. O botão “seguir” vai mudar para “seguindo”. 

Atenção para este detalhe:

NWB 18

Clique na setinha do botão “curtir” e clique em “obter notificações”. Vai aparecer um “v” de confirmação ao lado de “obter notificações”. Depois você pode fechar a janela ou aba.

Agora precisamos acessar outro site

Clique aqui [x] para abrir o site NetworkedBlogs.com em outra janela ou aba.

O site tem essa cara aqui:

NWB 01

Clique em “Get Started Now – Access via Facebook” para começar.

O NetworkedBlogs vai abrir esta janelinha:

NWB 02

Preencha seu e-mail e sua senha e clique em “entrar”.

O NetworkedBlogs vai dizer isto:

NWB 03

Clique em “OK”.

O NetworkedBlogs vai abrir esta página:

NWB 04

Não clique em “Choose blogs to follow”. Você não vai achar o Pensar Não Dói naquele link. Você poderá voltar a esta página em outra ocasião.

Escreva  http://arthur.bio.br  na caixinha de busca no alto da página e clique na lupa (ou pressione a tecla “enter”).

O NetworkedBlogs vai mostrar um resultado de pesquisa parecido com este:

NWB 05

Você vai clicar em três lugares nesta tela, nesta ordem: 

Primeiro: clique em “Follow”, no botão verde ao lado do nome do Pensar Não Dói. O botão vai ficar transparente e o texto dentro dele vai mudar para “Unfollow”.

Segundo: clique em “Add to timeline”, no botão com o símbolo do Facebook que está bem no lado direito da tela. O NetworkedBlogs vai fazer a seguinte solicitação:

NWB 06

Clique “OK”. Atenção: ainda não está pronto.

Terceiro: clique em “Blogger Dashboard”, no link azulzinho no alto da página. Essa etapa não é intuitiva, mas sem ela nada funcionará. O NetworkedBlogs vai fazer a seguinte solicitação:

NWB 07

Clique em “Grant Permissions”.

O NetworkedBlogs vai pedir mais duas autorizações. Você tem que autorizar as duas, caso contrário o aplicativo não funcionará direito.

A primeira autorização é esta:

NWB 08

Clique em “OK”.

A segunda autorização é esta:

NWB 09

Clique em “OK”.

O NetworkedBlogs vai abrir esta página: 

NWB 10

Clique em “Syndication”. 

O NetworkedBlogs vai abrir esta página: 

NWB 11

Clique em “blog you follow”.

O NetworkedBlogs vai abrir a página com o nome dos blogs que você está seguindo: 

NWB 12

Clique no nome do Pensar Não Dói. 

O NetWorkedBlogs vai abrir uma página como esta: na coluna da direita estará alguma propaganda; na coluna do centro estarão o nome do Pensar Não Dói e os últimos artigos publicados; na coluna da esquerda estarão a descrição do blog e o link “Syndication”.  

NWB 13

Clique novamente em “Syndication”. 

O NetworkedBlogs abrirá esta página: 

NWB 14

Atenção: não está “done” (pronto) ainda, não! Faltam dois cliques sem os quais nada funcionará! 

Clique em “Add Facebook Target”. 

O NetworkedBlogs abrirá esta caixa de diálogo: 

NWB 15

Clique em “Add”. 

PRONTO!!!

Clique em “Close”. 

O NetworkedBlogs vai abrir esta janela: 

NWB 16

 

Clique em “Publish Test Post” e depois clique em “click to view”.

Sua primeira postagem de divulgação do Pensar Não Dói via NetworkedBlogs já estará em sua Linha do Tempo. 

E eu estarei prestes a conquistar o mundo! HO! HO! HO! 

o-gato-de-botas-2

Valeu! 

Muito obrigado por divulgar o Pensar Não Dói! 

OBS: as autorizações que você deu ao NetworkedBlos têm 60 dias de validade. Após este período será necessário dar UM CLIQUE para validá-las por mais 60 dias. Eu publicarei um aviso no blog mais ou menos uma vez por mês para lembrar disso. E quando eu tiver imagens da página de revalidação eu as incluirei numa atualização deste artigo. 

Arthur Golgo Lucas – arthur.bio.br – 18/02/2014

::

Como desfazer tudo isso?

Um amigo me perguntou “e depois, se eu não quiser mais que os teus artigos apareçam na minha timeline, o que eu faço?”. Justíssima pergunta. 

Desautorizar a publicação dos avisos na sua Linha do Tempo é muito mais simples, mais fácil e mais rápido do que autorizar. 

Basta clicar aqui [x] para abrir o NetworkedBlogs em outra aba ou janela, depois clicar em “blogger dashboard” bem no alto à direita, depois em “syndication” na coluna da esquerda, depois escolher o blog a gerenciar na caixa de diálogo no meio da tela, depois em “remove” ao lado do seu nome. Pronto.

São uns vinte e poucos cliques para fazer e só cinco para desfazer. Fique tranqüilo. Em caso de qualquer dúvida, basta me perguntar. 

Arthur Golgo Lucas – arthur.bio.br – 21/02/2014

15 thoughts on “Um pedido aos amigos e leitores

  1. Joaquim Salles

    18/02/2014 — 15:13

    Parabéns,bem detalhado o tutorial. Já fazia algo semelhante com Networkblogs. Estou sempre divulgando. Posso ser o irresponsável que divulgou em algumas listas, e por isso, acabaram parecendo trolls aqui.

    1. Valeu, Joaquim! 😀

      Mas não te preocupa com a eventual aparição de trolls por aqui. Quem publica qualquer coisa em qualquer lugar da internet tem que saber que trolls fazem parte da paisagem.

      Troll é igual a mosquito… E deve ser tratado do mesmo jeito. 🙂

  2. Joaquim Salles

    18/02/2014 — 16:03

    Será que Rodox é bom acabar com trolls? 🙂 O Richard é que tem que aguentar mais um “troll oficial” que aparece no locais que ele escreve…

    Bom, a Networkblogs deveria pagar a você pelo bom tutorial que fez em português…

    Quando tiver uma net não “valvulada” novamente reveja o velho anuncio abaixo do Rodox..

    “Rodox não, é covardia…” – Comercial do inseticida da Rhodia …

    http://www.youtube.com/watch?v=b-O9tEfHxtU‎

    1. HAHAHAHA!!! A minha internet começa o ciclo movida a eletricidade e termina o ciclo movida a lenha todos os meses. Eu nunca gastava mais que a minha franquia, mas comecei a abrir o Youtube… Deu pra bola.

      Para combater os trolls há duas alternativas:

      – Se somos os administradores do local, devemos estabelecer um nível de tolerância e deletar aquilo que o ultrapassar. Não deve ser um nível nem muito alto, nem muito baixo. Alto demais deixa o ambiente um lixo. Baixo demais afeta quem não tem que ser afetado. Se o troll resolver atuar dentro dos limites, ótimo. Em geral é isso que o Nelson/Ricardo/Antonio faz. Se ele não extrapolasse de vez em quando, postando textos enormes ou postando diversas vezes seguidas, estaria tudo bem.

      – Se não somos os administradores do local, devemos ignorar completamente os trolls e avisar o administrador que o ambiente está ficando irrespirável. Se a administração não capar os trolls, então que fique só com eles.

  3. Rafael Holanda

    19/02/2014 — 04:29

    Deu tilt aqui.

    No site do Networkedblogs o botão denominado “get started now – acess via facebook” não está funcionando. Clico e não dá em nada. Abro o link em uma nova aba e abre o about:blank. Testei com Google Chrome e Internet Explorer, ambos atualizados, e obtive os mesmos resultados. Tentarei amanhã pra verificar se não é só uma urucubaca momentânea.

    1. Acabo de verificar. Tudo normal aqui. Deve ter sido apenas uma “urucubaca momentânea”, sim.

  4. Prometo que ao voltar para a civilização vou reler o post. Aqui em Marte 5 minutinhos são iguais a 30.

    1. Hehehehehe… É bem mais simples, fácil e rápido do que parece. 😉

  5. Quando você conquistar o mundo, quero um cargo importante no seu governo em troca da ajuda. Tipo secretária de Direitos Humanos, tá?

    1. Eu já sou mais humiRde. Me contento com a tesouraria.

    2. Hehehehe… Numa daquelas vocês pegam estes cargos numa organização que pretenda dominar o mundo…

      Que tal? 😉

  6. Mateus Folador (Fola)

    22/02/2014 — 13:02

    Parabens Arthur. Se até eu consegui fazer é porque está muito bem explicado.

    1. Obrigado pela força, Mateus. 🙂

  7. Fiz tudo até ele dizer «NetworkedBlogs would like to manage your pages». Aí eu disse ‘não’. Não me cheirou bem. Manage my pages? I’ll manage them myself, thank you very much. ¿Vc pode me explicar o q isso tá fazendo aí, e que páginas minhas ele vai gerenciar, e por quê não posso eu mesmo gerenciá-las? Si me convencer, continuo. Claro q quero ajudar, mas ¿vc sabe por quê preciso autorizar tanta coisa?

    1. Sendo bem prático e objetivo… O único motivo pelo qual é necessário autorizar tanta coisa é que o esquema não funciona se a gente não der OK em tudo.

      O ridículo nessa história é que o NetworkedBlogs não funciona sem essa autorização, mas não a utiliza para rigorosamente nada.

      Eu uso o site há séculos e eles nunca fizeram absolutamente nada além de postar meus artigos na minha linha do tempo e na minha página do blog, além de me mandar UM e-mail de confirmação para o e-mail que eu cadastrei no Facebook. Nunca me incomodaram, nunca pisaram na bola.

      Eu suponho – my best shot – que essa autorização seja simplesmente para postar os artigos nas páginas que os usuários gerenciam, caso eles configurem o site para fazer isso.

      Convenhamos, é mero preciosismo, provavelmente por algum motivo legal maluco, como evitar processos por postar atualizações numa página gerenciada pelo usuário quando o usuário só autorizou postar em sua linha do tempo. Euaense é cheio dessas frescurites escalafobéticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *