Invasões partidárias – como proteger os partidos e preservar a democracia

Repito: a ingenuidade na política é uma fórmula garantida de fracasso. No artigo anterior eu mostrei como uma “democracia total em todos os níveis” destrói a democracia. Neste vou mostrar como uma estrutura aparentemente não democrática na verdade pode ser a última linha de defesa da democracia. 

Conselho Jedi
Ao longo do artigo você vai sacar o que essa imagem do Conselho Jedi está fazendo aqui.

Continue reading “Invasões partidárias – como proteger os partidos e preservar a democracia”

Invasões partidárias – como usar a democracia para destruir a democracia

A ingenuidade na política é uma fórmula garantida de fracasso. Discutindo a formação de um novo partido com alguns amigos, eles exigiram uma “democracia total em todos os níveis” como condição para participar – e muito democraticamente não quiseram nem sequer ouvir a explicação de por que isso não funciona

demos

 

Continue reading “Invasões partidárias – como usar a democracia para destruir a democracia”

Costurar a língua para emagrecer

Deu no Fantástico de 20/04/2014: um médico nos EUA – que fala português! – inventou uma nova técnica para emagrecer: ele costura uma tela sobre a língua do paciente. A tela torna a mastigação difícil, o que faz as pessoas terem que se alimentar praticamente só com um shake nutritivo. 

Tela costurada na lingua

Continue reading “Costurar a língua para emagrecer”

Mudanças

Mudanças. A sina inescapável de um mundo marcado pela impermanência. Mudam as estações, mudam nossas vidas, mudam nossos destinos. Mudei eu de moradia e mudaram o blog e a página do Pensar Não Dói no Facebook. 

mandelbrot-antenn01
Mudei também de papel de parede no notebook. Este é o Conjunto de Mandelbrot, a imagem fractal mais famosa do mundo, em uma apresentação espetacular.

Continue reading “Mudanças”

Som na caixa, Brasil! – análise do ocorrido

Antes de tudo: o fato relatado no artigo anterior é real e a estratégia escatológica funcionou. Os vizinhos nunca mais foram perturbados por som alto vindo do apartamento 302. Mas o episódio impõe uma reflexão sobre os rumos de nossa sociedade e de nosso Estado. 

Caixas de som 500-2

Continue reading “Som na caixa, Brasil! – análise do ocorrido”

Como enfrentar a ameaça das superbactérias

A Veja Online de 06/04/2014 traz a assustadora reportagem “A era pós-antibiótico“, que informa que podemos estar prestes a regredir à mesma situação de quando não existiam antibióticos. O perigo é devido ao desenvolvimento de bactérias multirresistentes (imunes a qualquer antibiótico), que decorre do uso indiscriminado de antibióticos. Mas a solução não é proibir que as pessoas se automediquem. 

superbactéria_

Continue reading “Como enfrentar a ameaça das superbactérias”