O crack é diferente das outras drogas?

Sempre que eu falo em “legalização de todas as drogas” alguém me pergunta: “e o crack? Ou então: e o krokodil? (Droga sintetizada na Rússia que causa perda de membros e pedaços do corpo por necrose.) Você quer legalizar estas drogas também?”. Sim. Quando eu digo todas, significa todas

crack-kit

Continue reading “O crack é diferente das outras drogas?”

Diálogo sobre a legalização de todas as drogas

A legalização de todas as drogas recreativas é um imperativo tanto sob o ponto de vista dos Direitos Humanos quanto da racionalidade administrativa. Primeiro, porque a proibição das drogas recreativas viola o direito à privacidade e à autodeterminação das pessoas. Segundo, porque se trata de uma intervenção indevida, autoritária e contraproducente (ou seja, provoca o efeito contrário a seus objetivos declarados): esta é hoje a principal causa de violência e o principal estímulo à criminalidade em todo o mundo ocidental. 

Alguém fumando maconha
Você e todo e qualquer cidadão devem ter acesso à informação técnica adequada e o direito de decidir de modo autônomo se o consumo de qualquer substância é do seu interesse ou não. Ninguém pode decidir por você, nem você por outrem.

Continue reading “Diálogo sobre a legalização de todas as drogas”

CNPND: a Lei da Palmada está de volta

Aprovada ontem na Comissão de Constituição e Justiça, a famigerada Lei da Palmada se levanta do túmulo e volta a assombrar os brasileiros com o nome de “Lei Menino Bernardo”, escolhido de modo oportunista para aproveitar a comoção causada pelo homicídio de Bernardo Boldrini no RS e fazer aprovar este monstrengo que coloca as famílias em grave perigo perante governantes mal intencionados. 

kafka

Continue reading “CNPND: a Lei da Palmada está de volta”

A vida e a propriedade

Toda vez que eu ouvia alguém dizer que eu não tenho o direito de meter bala num criminoso que invade minha residência porque “a vida vale mais que a propriedade” eu me tapava de nojo e indignação, sentindo claramente que isso é uma completa perversão da ética, mas não sabia explicar bem o porquê. Hoje caiu a ficha. 

Continue reading “A vida e a propriedade”

‘É preciso ensinar a usar drogas’, diz neurocientista

Artigo da Folha de São Paulo de 11/05/2014. Achei interessantíssimo. Concordo com quase tudo que ele fala, exceto uma coisa: sou a favor do acesso legal sem receita, não apenas da descriminalização. Vamos ao debate. 

Carl Hart 350
O neurocientista Carl Hart
Continue reading “‘É preciso ensinar a usar drogas’, diz neurocientista”