Não seja tolerante, seja metatolerante. Ser indiscriminadamente tolerante é contraproducente, pois aumenta a intolerância. Ser indiscriminadamente tolerante não é sabedoria, é comodismo e fuga de responsabilidade.
Se você deseja ser coerente em sua ação no mundo, tem que agir de modo lógico. Guiar-se por wishful thinking e fórmulas prontas que não exigem discernimento e entendimento das conseqüências imediatas e mediatas de seus atos é um método perfeito para produzir o oposto do que você quer.
Se você deseja que o mundo se torne mais tolerante, é necessário ser intolerante com a intolerância. Isso tem que ser compreendido em profundidade. Para buscar esta compreensão, vamos fazer um exercício intelectual.
Vamos imaginar quatro cenários hipotéticos, correspondentes às quatro linhas da tabela-verdade da metatolerância, em cada um dos quais a Skynet envia alguns milhares de Exterminadores do Futuro programados para derrubar o governo e instalar a oposição no governo.
Cenário 1
Os Teletubbies são o governo mundial. Os Predadores são oposição.
O governo promove cidadania, planta flores e cria coelhinhos.
A Skynet é tolerante. Olha em volta, está tudo bem, não se mete.
Cenário 2
Os Predadores são o governo mundial. Os Teletubbies são oposição.
O governo usa os humanos como alimento para criar Aliens.
A Skynet é tolerante. Olha em volta, está tudo mal, dialoga…
Cenário 3
Os Teletubbies são o governo mundial. Os Predadores são oposição.
O governo promove cidadania, planta flores e cria coelhinhos.
A Skynet é intolerante. Extermina os Teletubbies, empossa os Predadores.
Cenário 4
Os Predadores são o governo mundial. Os Teletubbies são oposição.
O governo usa os humanos como alimento para criar Aliens.
A Skynet é intolerante. Extermina os Predadores, empossa os Teletubbies.
Análise
No cenário 1, os humanos estão bem e continuam bem.
No cenário 2, os humanos estão mal e continuam mal.
No cenário 3, os humanos estão bem e ficam mal.
No cenário 4, os humanos estão mal e ficam bem.
Isso acontece porque, em relação à tolerância e à intolerância, ser tolerante mantém a tendência, enquanto ser intolerante inverte a tendência.
Adotar uma postura indiscriminadamente tolerante, portanto, não leva a um aumento da tolerância, mas a simples manutenção do status quo.
Adotar uma postura indiscriminadamente intolerante, por outro lado, leva à desestruturação do sistema, porque nega constantemente o status quo e produz intensa permanente instabilidade.
Conclusão
A única postura que permite perseguir um objetivo em relação ao nível de tolerância de um sistema é a metatolerância, ou seja, a definição do objetivo de aumentar a tolerância do sistema e a conseqüente adoção da postura adequada segundo a tabela-verdade da metatolerância: ser tolerante com os tolerantes e intolerante com os intolerantes.
Todavia, metatolerância requer discernimento para identificar se as posições são tolerantes ou intolerantes e reagir de modo coerente e conseqüente, coragem para combater implacavelmente a intolerância e resistir tanto às acusações ingênuas quanto às mal intencionadas quanto a seus reais propósitos e honestidade intelectual para não justificar a omissão e o imobilismo de conveniência como se fossem tolerância nem agir de modo abusivo alegando falsamente que o interlocutor ou o adversário é que são intolerantes.
É simples, mas eu nunca disse que era fácil.
Arthur Golgo Lucas – arthur.bio.br – 22/08/2014
Outro texto sobre metatolerância, com exemplos reais: clique aqui.