Volta e meia eu leio ataques de religiosos à Teoria da Evolução e a Charles Darwin, normalmente afirmando que a Teoria da Evolução não tem evidências, que é apenas mais uma crença ou religião e que “se você veio do macaco, o problema é seu, porque eu vim de Deus”. #sóquenão 

árvore filogenética

A Teoria da Evolução é uma das mais bem estabelecidas e importantes teorias científicas já produzidas. A Teoria da Evolução é tão bem estabelecida e importante que é a teoria unificadora das ciências biológicas e da saúde (e outras ciências derivadas que não vou citar agora para não gerar polêmica e desviar o assunto, mas futuramente podemos discutir isso).

Afirmar que não existem evidências da evolução só tem duas explicações: ou ignorância, ou má fé. O nível de evidência da Teoria da Evolução é monumental. Temos desde seqüências fósseis até linhas filogenéticas de DNA produzidas por estudos taxonômicos altamente refinados por análise multivariada e análise de cluster feitas por supercomputadores. Tudo isso longamente revisado e criticado por uma comunidade científica das mais qualificadas e atuantes (porque, embora as noções gerais da evolução sejam simples, os detalhes são muito complexos, e o assunto é apaixonante).

Os religiosos sempre tentam desqualificar a ciência como apenas mais uma religião, o que não deixa de ser uma ironia hilária. Mas eu não discuto mais com eles. Francamente, não há muito o que discutir com alguém que acredita que um judeu morto há dois mil anos era filho de uma virgem com o próprio criador do universo, que também era ele mesmo, e que ressuscitou, subiu aos céus pelas próprias forças, está vivo em algum lugar há todo este tempo e vai voltar do céu a cavalo, junto com quatro cavaleiros que vão causar terremotos tocando trombetas e ressuscitar bilhões de cadáveres decompostos só para lançá-los em um lago de fogo eterno para sofrerem por toda a eternidade as dores excruciantes e imitigáveis de queimaduras terríveis e constantes em nome do amor de Deus.

Fala sério, quem acredita NISSO tem alguma credibilidade para questionar as supostas inconsistências de uma teoria científica muito bem estabelecida, ou para questionar a suposta falta de *evidências* de qualquer coisa? 

Arthur Golgo Lucas – www.arthur.bio.br – 31/12/2014

(*) Originalmente postado aqui

15 thoughts on “Teoria da Evolução versus religião

  1. Uma vez, em uma comunidade do extinto Orkut, eu vi um sujeitinho dizer que os que defendem a Teoria da Evolução são esquerdistas que querem destruir o Cristianismo e os valores morais cristãos ocidentais, e implantar uma ditadura petista-gayzista-ateísta no Brasil.

    A propósito, sou cristão, mas acredito na Teoria da Evolução.

    1. Sempre aparece quem tenha estas reações quando eu falo disso. Não esquento mais.

    2. Muitos são trolls. Escrevem isso por diversão.

    3. Seria uma ótima notícia se todos os que dizem isso fossem trolls.

  2. José Oliveira

    02/01/2015 — 20:49

    Ah, essa foi fácil… Explica aí a Santa Síndone, a Tilma de Guadalupe, a Santa Casa do Loreto, os Corpos Incorruptos de São Padre Pio e Santa Bernadette Soubirous, ou algo mais recente como a cura da freira com Mal de Parkinson por São João Paulo II… Barra, né? Então começa estudando as Aparições de Nossa Senhora! Ou, por prudência e sensatez, guarda silêncio sobre o que não sabes.

    1. Provas?

      Coloca ai os links.

    2. Acho uma graça esses pessoal que acredita em absurdos querer que os outros expliquem as bobagens em que eles acreditam… 😛

      Sem falar no pensamento tacanho do tipo “Eu não sei como foi. Logo, foi um milagre.”

  3. Arthur, quero te mostrar uma coisa.

    Parece que negar apenas a Teoria da Evolução não é mais suficiente para os fanáticos. A nova onda agora é (pasme) negar que a Terra é redonda.

    Ontem eu descobri a existência de uma página no Facebook chamada “Terra plana- o globo é uma mentira”. O endereço da página é https://www.facebook.com/aterraeplana Confira e divirta-se. Ou chore.

    Mas o mais preocupante é que NÃO DÁ PRA SABER se eles estão falando sério ou zoando, pois a página tem um certo ar de “seriedade”. Você pode achar que eu sou ingênuo (ou idiota mesmo), mas eu realmente não sei se esta página é zoeira assumida ou se ela tem a intenção de ser séria.

    1. Que tolice! A Terra é redonda, embora a Via Láctea não exista (é uma ilusão causada pelo gelo cósmico):
      https://eurasiaeuropa.wordpress.com/2013/09/17/a-teoria-do-gelo-cosmico-de-hans-horbiger/

    2. Não, nada disso! A Terra é oca!

    3. Ó, céus!

      Olha, gente, eu decidi RIR destas coisas. Não dá pra tentar analisar a sério. Pra quê? 😛

  4. Chico Newton

    19/09/2015 — 14:05

    Falando em Terra Plana, o cara não deixa ninguém discordar dele, portanto criamos uma página para refutar aquelas maluquices…

    https://www.facebook.com/detonandoaterraplana

    1. Será que vale a pena se dar o trabalho de refutar um besteirol daquele nível?

    2. Acho que isso não é uma boa ideia. O grande trunfo desses caras é justamente ter quem os leve a sério por um instante além do tempo necessário para ler as bobagens e explodir em gargalhadas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: