Fiz isso para tornar o blog mais leve e facilitar sua leitura nos smartphones, que estão respondendo por um percentual crescente dos acessos

Smartphones

A principal mudança é que barra lateral direita foi extinta, seu espaço passou a ser preenchido pelo corpo dos artigos e as letras aumentaram 12,5% em tamanho. Os elementos que estavam na barra lateral direita foram distribuídos na barra lateral esquerda.

O plugin de integração do Facebook com o NetworkedBlogs, que era o item mais pesado do blog, foi removido por três motivos: primeiro, era muito pesado; segundo, quase ninguém usava aquilo; terceiro, o NetworkedBlogs não admite novas inscrições, então está se tornando inútil.

O resto continua igual.

Que tal ficou?  

Arthur Golgo Lucas – www.arthur.bio.br – 09/03/2015 

20 thoughts on “O layout do Pensar Não Dói mudou

  1. A leitura do blog através do smartphone melhorou sensivelmente, embora os textos da barra à esquerda saiam da margem e invadam o texto (isso acontece só comigo?), mas no final o blog ficou mais fácil de ler pelo smartphone do que antes. 🙂

    1. Não era para acontecer isso de o texto da barra lateral invadir o texto do artigo. 🙁 Isso é alguma diferença entre a programação do WordPress e a interpretação do navegador do celular. 🙁

      Que celular é? Vamos ver se mais alguém encontrou o mesmo problema.

      E quanto de invasão acontece?

      Mas que bom que a leitura ficou mais fácil no geral. 🙂

    2. A invasão não é grande, basicamente algumas letras das palavras mais longas que acabam fugindo da margem.
      Uso o navegador Google Chrome do Android 4.1 em um Samsung Galaxy S3 mini.

    3. Hmmm… Vou tentar aumentar em alguns pixels a largura da barra lateral esquerda, ou aumentar a margem interna da coluna principal. Isso deve resolver. (Daqui a algubs dias.)

    1. Já escrevi. 🙂 Olha a data: http://www.arthur.bio.br/2009/07/29/sexualidade/como-fazer-sexo-seguro-dicas-para-homens#.VP5eYtS99o4

      Este texto tem milhares de cópias espalhadas pela internet, nenhuma delas com o crédito correto, mas é MEU. Foi por descobrir isso que eu passei a assinar embaixo todos os textos com meu nome, o endereço do blog e a data. Pelo menos quem quiser copiar de modo honesto terá seu trabalho facilitado.

  2. Pra mim não fez diferença, mas se miorô pra quem usa o ismartifoni, tábão!

    1. Ótimo! 🙂 Ainda devo fazer uns ajustes finos, coisas pouco perceptíveis, como espaços entre seções de texto, mas no geral a idéia é ficar assim, mais leve e mais legível.

  3. Não uso celular e assemelhados. Acabo de evoluir do sinal de fumaça para o uso de pombos…

    1. Avisa quando chegar no telégrafo. Ando precisando de um parceiro para estudar o Código Morse. 🙂

  4. Que ótimo! Tenho que admitir que eu odiava aquele Networked Blogs.

    1. Era pesado, muito pesado.

  5. No meu celular é só dar um pequeno zoom que a leitura fica ótima. Uso o Opera mini.

    1. Não consigo aumentar mais a letra da coluna principal porque a letra da barra da esquerda aumenta junto e aí fica tudo amontoado, muito feio. 🙁

  6. Joaquim Salles

    13/03/2015 — 15:42

    Oi Arthur,

    Também uso o Sansung (4G Duos) com Chrome. Como já foi dito ” invasão não é grande, basicamente algumas letras das palavras mais longas que acabam fugindo da margem.”

    Abraços

    Joaquim Salles

    1. Valeu, Joaquim.

  7. Caraca Arthur. Seu artigo foi copiado ao extremo!
    Já tinha lido ele. A gente sempre acha que é exagero até acontecer. Acompanho seu blog tem quase cinco anos e de lá pra cá já vi muita coisa que foi escrita aqui se tornar realidade.

    1. Se tivessem atribuído a autoria correta naquela época, hoje o blog teria duzentas vezes mais leitores. Sou um famoso anônimo, como disse o Gerson B. 😛

  8. Hoje dei uma modificadinha na largura da coluna da esquerda, aumentei-a em 10%. Além disso, aumentei de 1 para 3 pixel as bordas. Isso deixou o visual mais claro, menos amontoado. Tive que fazer o upload de outra imagem do Darwinito, com 220 pixels de largura, para compensar. Como só existia uma imagem de 200 pixels de largura, tive que esticá-la com um editor de imagens, o que reduziu sua definição, mas acho que não chega a ser perceptível.

  9. Encontrei um plugin que altera o tamanho das letras, mas ele não funciona direito. Se aumentar muito as letras, elas começam a invadir a coluna do lado. Mas para aumentar um pouco as letras para facilitar a visualização ele é suficiente. Eu só não sei bem onde colocá-lo, agora que o blog está com apenas uma barra lateral. Por enquanto ele vai ficar no fim da coluna da esquerda, depois eu pensarei melhor nisso. Ainda há alguns ajustes pequenos a fazer (por exemplo, aquele quadro que diz “pelo email” está horrível).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: