Eu já tinha visto visto vagabundo roubar tênis em janelas. Camisetas em varais. Lâmpadas em fachadas de prédios para trocar por uma pedra de crack. Mas invadir um pátio para roubar o jornal do dia??? A que nível pode descer ainda a chinelagem? Vão roubar chupeta de bebê? 

jornal

Há países que têm máquinas de venda de jornal em que a gente põe uma moeda, a máquina se abre expondo uma pilha de jornais e o consumidor pega um jornal, aquele pelo qual pagou. Não é necessário ter uma máquina que exponha apenas um jornal de cada vez, porque ninguém pega mais do que um jornal.

No Brasil eu tenho que manter o portão do pátio fechado a cadeado porque a chinelagem é tão baixa que roubam meu jornal.

Aí a gente pega um FDP destes no flagra, chama a polícia, faz B.O., representa criminalmente – porque furto é crime – paga um advogado e vê o vagabundo ser defendido de graça por um defensor público e vê o processo ser encerrado por se tratar de “crime de bagatela”.

Porém, se o cidadão honesto fizer qualquer coisa a mais com o ladrão que está invadindo sua casa e furtando o que é fruto de trabalho honesto, aí o cidadão honesto será processado e condenado e pode pegar uma cana ou ter que pagar umas cestas básicas ou mesmo indenizar o ladrão. Isso se o vagabundo não voltar e matá-lo.

Ao invés de se exigir honestidade e cumprimento da lei, se exige que o cidadão honesto e cumpridor da lei se submeta ao crime ou gaste seu dinheiro em sistemas de segurança. Ou o cidadão honesto se incomoda, ou o cidadão honesto se incomoda, porque o coitadinho do ladrão tem direito de furtar sem ser penalizado.

E tem outro tipo de  FDP que acha ruim quando se usa termos como “coitadismo”.

Que conclusões se tira disso?

  1. No Brasil existe o direito de roubar.
  2. No Brasil existe a obrigação de ser humilhado e aceitar quieto quando se é roubado.
  3. O Brasil é definitivamente uma cleptocracia.
  4. A cleptocracia passou a reger cada ínfimo detalhe da vida do cidadão honesto.

Um país com uma mentalidade dessas não tem como dar certo.

Arthur Golgo Lucas – www.arthur.bio.br – 26/09/2016

3 thoughts on “A cleptocracia desce à chinelagem

  1. Não sei por que a imagem aparece à esquerda ao invés de ao centro. O HTML está correto, formatado com aligncenter. E não sei por que a descrição do meu perfil está se sobrepondo à imagem da minha foto. Estas coisas aconteceram depois que eu fiz uma atualização do WordPress.

    1. Arthur, no painel de administrador do WordPress, vá em Aparência > Editor e procure pela Folha de Estilos (CSS), e então coloque o código a seguir. Se não souber como fazer, só dar um toque por e-mail ou consultar São Google.

      .entry-content figure,
      .entry-content img {
      max-width: 100%;
      display: block !important;
      }

      input[type=”email”],
      input[type=”password”],
      input[type=”search”],
      input[type=”tel”],
      input[type=”text”],
      input[type=”url”],
      textarea {
      color: #000 !important;
      }

  2. Resolvi na força bruta: mudei o tema do WordPress. Vamos ver o que o pessoal acha deste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *