A campanha “Moro no STF” foi lançada imediatamente após a morte do ministro do STF Teori Zavascki e muita gente gostou da idéia e saiu compartilhando e fazendo abaixo-assinado. Mas será que alguém parou para pensar no que acontecerá se o presidente Michel Temer fizer essa indicação?

Em primeiro lugar, Sérgio Moro aceitará a indicação e o Senado o confirmará. Nenhum juiz deixaria de aceitar, mesmo que o resultado disso fosse a queda de um novo meteoro que extinguisse a espécie humana. E o Senado jamais perderia a oportunidade de retirar da Lava-Jato sua principal força motriz. Além disso, se não aceitasse, Moro seria enxovalhado na imprensa, na blogosfera suja e nas redes sociais, seria chamado de covarde e omisso e perderia grande parte de sua popularidade e influência. Portanto, havendo a indicação, Moro no STF são favas contadas.

Em segundo lugar, Michel Temer virará herói nacional. Ele, que foi o vice de Dilma e do PT, que também foi citado em delações premiadas da Lava-Jato e que está se tornando conhecido como o presidente iô-iô: toma uma decisão, recua, toma outra decisão, recua, toma mais uma decisão, recua. Com Moro no STF por indicação sua ele “afastará todas as suspeitas” sobre si e no mínimo atrasará muito as investigações sobre si que correm na Lava-Jato. Talvez consiga sustá-las.

Em terceiro lugar, a Lava-Jato será muito enfraquecida. Sem a presença de Sérgio Moro, assuma quem assumir, mesmo que seja um clone do Moro, a Lava-Jato perderá continuidade, perderá ímpeto, perderá conhecimento agregado, perderá integração de equipe, perderá articulação. Trocar um juiz no meio de um processo imenso como a Lava-Jato é como pedir para um escritor ou um músico terminar um livro ou uma sinfonia começado por outro autor – não funciona direito.

Em quarto lugar, Sérgio Moro no STF não poderá ser relator da Lava-Jato, nem confirmar, nem revisar nenhuma das sentenças que tiver emitido na primeira instância, sendo obviamente obrigado a declarar-se impedido: não é possível que a mesma pessoa revise em última instância a decisão que proferiu em primeira instância. Quem acha que o novo ministro do STF deve automaticamente assumir os processos do ministro que sai (ou que morre) esquece disso.

E aí? Você ainda quer Sérgio Moro no STF?

Arthur Golgo Lucas – www.arthur.bio.br – 20/01/2017

11 thoughts on “Você quer Sérgio Moro no STF?

  1. Isso sem falar que o mundo jurídico não se resume à Lava Jato.

    1. Mas a Lava-Jato hoje representa um ponto de inflexão na história jurídica do país, não pode de jeito nenhum ser prejudicada.

  2. Excelentes colocações. A maioria das pessoas sai apoiando idéias e abaixo assinados sem pensar direito nas consequências.

    1. Pena que não tenho como compartilhar isso com todo mundo que está pedindo “Moro no STF”.

  3. Tenho a impressão de que o povo brasileiro é carente de ídolos na política. Como nossa política é uma verdadeira b…, o povo está sempre a procura de um salvador (aliás, isso foi, entre outras coisas, o que levou à eleição do Lula). Aí quando alguém começa a moralizar um pouquinho a situação e botar ordem na casa, as pessoas já pensam que ele é o super herói que vai salvar o Brasil. Algum tempo atrás, na época do julgamento do mensalão, me lembro que vários queriam o Joaquim Barbosa pra presidente da República.

    1. Nosso Idi Amin Dada. Deus me livre…

    2. Agora fiquei curioso… Por que ele seria o nosso Idi Amin Dada?

  4. Joaquim Salles

    20/01/2017 — 19:23

    O mundo Jurídico não se limita a Lava-Jato. Provavelmente nunca o Lula e companhia será processado de fato. Muito pessoas são coniventes com ele.Melhor ter alguém combativo lá.

  5. Temer indicando pode ser rotulado de demagógico e Moro recusando pode passar de herói a santificado. Mais vale um bando de ladrões de peso enquadrados no curriculum do que um carguinho de juiz encabrestado. Temer, se é inteligente, não vai nomear Moro. Moro, que é inteligente, sabe que, aceitando, morre juridicamente. Como moro num país tropical não tenho nada a temer!

  6. Pensando…
    Não assinaria, mas não sei se é ruim. Parece, mas preciso de mais dados pra julgar.

    1. Bom, eu só alertei para as consequências. Mas eu acho que seria muito ruim para a Lava-Jato e por isso eu não cometeria esse convite. Já o Temer… Veremos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: