Meu nome é Arthur Golgo Lucas, nasci em Porto AlegreRS em 18/10/1968, sou um iluministacidadão do mundo, biólogo, mestre em ecologia, ambientalista, falante de Esperanto, eternamente escoteiro, divulgador da FKK, politicamente um radical de centro com um sistema ideológico próprio porém muito próximo do ordoliberalismo, crítico do Movimento Ecológico por seu anacronismo e ativista pelos Direitos Humanos na forma tradicional descrita pela Declaração Universal dos Direitos Humanos: universais, inerentes, inalienáveis e absolutamente iguais para todos os membros da família humana, sem distinção de qualquer natureza

arthur2016

::

O iluminismo:

“O iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento mas da falta de resolução e coragem para se fazer uso do entendimento independentemente da direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem para fazer uso da tua própria razão! – esse é o lema do iluminismo.” (Immanuel Kant) 

::

A postura de quem tem razão:

Se você quiser convencer o outro que sua religião é verdadeira, precisa viver de maneira tão absolutamente santificada, irradiar tanta paz, felicidade e contentamento, que os outros venham lhe perguntar como alcançou este patamar; somente então deve explicar como obteve tal Graça. 

Se você quiser convencer o outro que sua afirmação é verdadeira, precisa argumentar de modo tão lógico, coerente e baseado em dados cientificamente válidos, que os outros venham lhe perguntar quais os fundamentos de seus argumentos; somente então deve explicar como obteve tal Conhecimento. 

Se você quiser influir positivamente no destino da sociedade e do planeta, precisa participar na vida social e política de modo tão estimulante, construtivo e agregador, que os outros venham lhe perguntar como contribuir; somente então deve explicar como obteve tal Habilidade. 

Se você quiser produzir segurança material e conforto para a sociedade, precisa produzir abundância de modo tão eficaz, socialmente benéfico e ecologicamente sustentável, que os outros venham lhe perguntar como produziu tanta riqueza; somente então deve explicar como obteve tal Capacidade.

::

O blog:

O blog Pensar Não Dói é o meu Kalama Sutra.

“Não se apresse em acreditar em nada mesmo se estiver escrito nas escrituras sagradas. Não se apresse em acreditar em nada só porque foi um professor famoso quem disse. Não acredite em nada apenas porque a maioria concordou que é a verdade. Não acredite em mim. Você deve testar qualquer coisa que as pessoas dizem através de sua própria inteligência, experiência e sabedoria antes de aceitar ou rejeitar algo.” (Siddartha Gautama, o Buda, no Kalama Sutra)

Concorde ou discorde de mim não porque eu reafirmo ou contrario as escrituras que você considera sagradas, não porque eu digo o mesmo ou o oposto do que um professor em que você confia ensinou, não porque eu adoto ou refuto aquilo que a maioria pensa, mas porque você leu o que eu escrevi, entendeu, refletiu a respeito e se posicionou segundo sua própria inteligência, experiência e sabedoria. Sapere aude, lembra? 

::

As regras do blog:

A participação é opcional, o respeito é obrigatório. 

Concorde, discorde, duvide e debata à vontade, mas civilizadamente. 

Não somos insetos sociais como cupins, nem caçadores solitários como leopardos. 

Você veio do mesmo ancestral dos chimpanzés, não do barro, não de uma costela. 

Eu sou um macaco. Você é um macaco. Somos todos macacos. 

Pegue sua banana e seu notebook e siga o blog no Facebook

Ou pegue sua banana e seu smartphone e siga o autor no Twitter.

Se, além de um macaco falante, você também for um macaco pensante, entre no Grupo Revolução Iluminista

Se tiver alguma dúvida, pergunte. O blog é da paz. Mas adquira o saudável hábito de RTFM e STFW

::

FAQ

1) Arthur, às vezes você fala sobre ensinamentos cristãos, às vezes fala sobre ensinamentos budistas, às vezes você critica todas as religiões… Afinal, você é católico, budista ou ateu? 

R: Eu fui criado como católico, debati cristianismo com muitos protestantes, fiz três anos e meio de estudos e meditação com os budistas, estudei também um pouco do espiritismo, da umbanda e do islamismo, além de diversos misticismos, convivi com muitos ateus e acabei chegando à conclusão de que nenhum deles sabe porcaria nenhuma do que está falando, que nenhum deles é capaz de fundamentar suas posições e que nenhum deles jamais disse coisa alguma que tenha a menor utilidade prática para a vida de quem quer que tenha um bom senso de realidade e um bom senso de ridículo. Eu simplesmente não perco meu tempo pensando em hipóteses não testáveis. 

2) O Pensar Não Dói tem mais postagens sobre política do que sobre qualquer outro assunto, você se diz um ideólogo e já quis fundar um partido iluminista… Afinal, este é um blog sobre política? 

R: Não. Este é um blog sobre qualquer coisa que me passar na cabeça. A questão é que eu sou um iluminista, um livre-pensador compassivo e combativo, e não consigo me acostumar com a estupidez e a maldade humanas, que geram yottatoneladas de sofrimento desnecessário. Por isso é natural que eu escreva mais sobre Direitos Humanos, cidadania, ideologias, política, educação, meio ambiente, urbanismo, religião, superstições, picaretagens, fraudes, relacionamentos e outros assuntos em que a estupidez e a maldade humana geram muito sofrimento desnecessário. 

3) Que raios é uma yottatonelada? 

R: Bem, yotta é um prefixo do sistema internacional de pesos e medidas. E uma tonelada são mil quilogramas. Faça as contas: 

Prefixos do Sistema Internacional de Pesos e Medidas

A propósito, o português do Brasil usa a escala curta e o português do resto do mundo usa a escala longa.

E talvez com o tempo venham novas FAQs.  

::